Parceria empresa/escola : alternativa para a melhoria da qualidade de ensino?
Maria da Graça Fernandes Branco
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP B732p
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
110p. : il.
Orientador : Eloisa de Mattos Hofling
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esse estudo pretendeu aprofundar o estudo das parcerias entre empresa e escola pública a partir da ariálise da parceria entre a Natura Cosméticos e a Escola Estadual Matilde Maria Cremm, tomada como um caso representativo das relações de cidadania empresarial na década de 90....
Ver mais
Resumo: Esse estudo pretendeu aprofundar o estudo das parcerias entre empresa e escola pública a partir da ariálise da parceria entre a Natura Cosméticos e a Escola Estadual Matilde Maria Cremm, tomada como um caso representativo das relações de cidadania empresarial na década de 90.
A investigação procurou examinar, inicialmente, o conceito de responsabilidade social, buscando relacioná-lo às novas exigências do mercado para trabalhadores mais qualificados. Além disso, verificamos que as empresas, visando um diferencial competitivo, constroem a imagem de empresas cidadãs. Nessa discussão, reíletimos sobre o papel do Estado em face das relações de parceria, analisando o Plano Nacional de Educação e o
Programa Escola em Parceria, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a fim de verificar como o Estado tem se organizado e que condições tem criado para incentivar e disseminar ações de parceria com a sociedade civil. No âmbito dessa temática, traçamos o percurso do Programa Natura/Escola e focalizamos o olhar sobre a natureza do relacionamento entre instituições tão distintas, buscando discutir até que ponto ações localizadas podem contribuir para a melhoria da qualidade do
ensino público Ver menos
A investigação procurou examinar, inicialmente, o conceito de responsabilidade social, buscando relacioná-lo às novas exigências do mercado para trabalhadores mais qualificados. Além disso, verificamos que as empresas, visando um diferencial competitivo, constroem a imagem de empresas cidadãs. Nessa discussão, reíletimos sobre o papel do Estado em face das relações de parceria, analisando o Plano Nacional de Educação e o
Programa Escola em Parceria, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a fim de verificar como o Estado tem se organizado e que condições tem criado para incentivar e disseminar ações de parceria com a sociedade civil. No âmbito dessa temática, traçamos o percurso do Programa Natura/Escola e focalizamos o olhar sobre a natureza do relacionamento entre instituições tão distintas, buscando discutir até que ponto ações localizadas podem contribuir para a melhoria da qualidade do
ensino público Ver menos
Abstract: This study in intended to deepen the study of the partnerships between company and public school Rom the partnership between the Natura Cosmetic and the State School Matilde Maria Cremm, to have became as a representative case of the relations of enterprise citizenship in the decade of...
Ver mais
Abstract: This study in intended to deepen the study of the partnerships between company and public school Rom the partnership between the Natura Cosmetic and the State School Matilde Maria Cremm, to have became as a representative case of the relations of enterprise citizenship in the decade of 90. The inquiry looked for to reflect initially, on the concept of social responsibility, searching to relate it to the new requirements of the market for more qualified workers. Moreover, we verify that the companies, aiming at a competitive differential, construct to the picture of companies citizens. In this quarrel, we reflect on paper State Dont to the partnership relations, analyzing the National Plan of Education and the Program
School in Partnership of the Secretariat of Education of the State of Sao Paulo in order to verify as the State if has organized and the conditions that has created to stimulate and to spread action of partnership with the civil society. In the scope of this thematic one, we trace the passage of the Natura/Escola Program and focus to look at on the constitution of the relationship between institutions so diQ erentiated, searching to argue until point prompt actions can contribute for the improvement of the quality of public education Ver menos
School in Partnership of the Secretariat of Education of the State of Sao Paulo in order to verify as the State if has organized and the conditions that has created to stimulate and to spread action of partnership with the civil society. In the scope of this thematic one, we trace the passage of the Natura/Escola Program and focus to look at on the constitution of the relationship between institutions so diQ erentiated, searching to argue until point prompt actions can contribute for the improvement of the quality of public education Ver menos
Parceria empresa/escola : alternativa para a melhoria da qualidade de ensino?
Maria da Graça Fernandes Branco
Parceria empresa/escola : alternativa para a melhoria da qualidade de ensino?
Maria da Graça Fernandes Branco
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra