A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano
Dalila Doring Sousa
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP So85r
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
288p. : il.
Orientador : Luciano Migliaccio
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: Esta dissertação compreende um estudo sobre o significado artístico da representação dos pobres nas pinturas religiosas caravaggescas napolitanas a partir da "Adoração dos pastores" no MASP, atribuída a Bartolomeo
Passante levando em consideração a sociedade, a religião e as teorias... Ver mais Resumo: Esta dissertação compreende um estudo sobre o significado artístico da representação dos pobres nas pinturas religiosas caravaggescas napolitanas a partir da "Adoração dos pastores" no MASP, atribuída a Bartolomeo
Passante levando em consideração a sociedade, a religião e as teorias artísticas pautadas pelas prescrições iconográficas da Contra-Reforma. Caravaggio foi um pintor revolucionário na proposição de uma "epopéia plebéia" através de
suas obras consideradas paradigmáticas no ambiente artístico napolitano, fato que deu origem a um círculo de pintores oriundos do atelier de Ribera e voltados para esta poética mediante a interpretação que o pintor espanhol fez
do caravaggismo resultando em repertórios de obras indicativas da representação de tipologias da pobreza enquanto um fenômeno estético Ver menos
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Passante levando em consideração a sociedade, a religião e as teorias artísticas pautadas pelas prescrições iconográficas da Contra-Reforma. Caravaggio foi um pintor revolucionário na proposição de uma "epopéia plebéia" através de
suas obras consideradas paradigmáticas no ambiente artístico napolitano, fato que deu origem a um círculo de pintores oriundos do atelier de Ribera e voltados para esta poética mediante a interpretação que o pintor espanhol fez
do caravaggismo resultando em repertórios de obras indicativas da representação de tipologias da pobreza enquanto um fenômeno estético Ver menos
Abstract: This dissertation is concemed to the study on the artistic meaning of the poor people representation in neapolitans caravaggesche religious paintings from the "Adoration of the shepherds" in the MASP museum, atributed to Bartolomeo Passante considering the society, the religion and the...
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Abstract: This dissertation is concemed to the study on the artistic meaning of the poor people representation in neapolitans caravaggesche religious paintings from the "Adoration of the shepherds" in the MASP museum, atributed to Bartolomeo Passante considering the society, the religion and the Counter Reformation artistic theories due to the iconograpbic prescriptions. Caravaggio was a revolutionary painter on the proposition of a "plebean epopee" througb bis works considered paradigmatic on the neapolitan artistic surrounding, what engendred a painters circle origined on the workshop of
Ribera and turned to this poetic through the interpretation that the spanish painter made of the caravaggism resulting on repertories of works indicating the representation of the poverty tipologies as a aestetic phenomena Ver menos
Ribera and turned to this poetic through the interpretation that the spanish painter made of the caravaggism resulting on repertories of works indicating the representation of the poverty tipologies as a aestetic phenomena Ver menos
Migliaccio, Luciano, 1960-
Orientador
Marques Filho, Luiz Cesar, 1952-
Avaliador
Muhana, Adma Fadul, 1959-
Avaliador
Tronca, Ítalo Arnaldo, 1936-2015
Avaliador
A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano
Dalila Doring Sousa
A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano
Dalila Doring Sousa
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