A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano
					Dalila Doring Sousa
				
		DISSERTAÇÃO
r d
T/UNICAMP So85r
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
288p. : il.
Orientador : Luciano Migliaccio
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
					Resumo: Esta dissertação compreende um estudo sobre o significado artístico da representação dos pobres nas pinturas religiosas caravaggescas napolitanas a partir da "Adoração dos pastores" no MASP, atribuída a Bartolomeo Passante levando em consideração a sociedade, a religião e as teorias...
					
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					Resumo: Esta dissertação compreende um estudo sobre o significado artístico da representação dos pobres nas pinturas religiosas caravaggescas napolitanas a partir da "Adoração dos pastores" no MASP, atribuída a Bartolomeo Passante levando em consideração a sociedade, a religião e as teorias artísticas pautadas pelas prescrições iconográficas da Contra-Reforma. Caravaggio foi um pintor revolucionário na proposição de uma "epopéia plebéia" através de suas obras consideradas paradigmáticas no ambiente artístico napolitano, fato que deu origem a um círculo de pintores oriundos do atelier de Ribera e voltados para esta poética mediante a interpretação que o pintor espanhol fez do caravaggismo resultando em repertórios de obras indicativas da representação de tipologias da pobreza enquanto um fenômeno estético
					
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					Abstract: This dissertation is concemed to the study on the artistic meaning of the poor people representation in neapolitans caravaggesche religious paintings from the "Adoration of the shepherds" in the MASP museum, atributed to Bartolomeo Passante considering the society, the religion and the...
					
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					Abstract: This dissertation is concemed to the study on the artistic meaning of the poor people representation in neapolitans caravaggesche religious paintings from the "Adoration of the shepherds" in the MASP museum, atributed to Bartolomeo Passante considering the society, the religion and the Counter Reformation artistic theories due to the iconograpbic prescriptions. Caravaggio was a revolutionary painter on the proposition of a "plebean epopee" througb bis works considered paradigmatic on the neapolitan artistic  surrounding, what engendred a painters circle origined on the workshop of Ribera and turned to this poetic through the interpretation that the spanish painter made of the caravaggism resulting on repertories of works indicating the representation of the poverty tipologies as a aestetic phenomena
					
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		Aberto
																
																	
																		Sousa, Dalila Doring
																	
																	
																
																	Autor
															
															
																
																	
																		Migliaccio, Luciano, 1960-
																	
																		
		
	
																
																	Orientador
															
															
																
																	
																		Marques Filho, Luiz Cesar, 1952-
																	
																		
		
	
																
																	Avaliador
															
															
																
																	
																		Muhana, Adma Fadul, 1959-
																	
																		
		
	
																
																	Avaliador
															
															
																
																	
																		Tronca, Ítalo Arnaldo, 1936-2015
																	
																		
		
	
																
																	Avaliador
															
															
													A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano
					Dalila Doring Sousa
				
		A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano
					Dalila Doring Sousa
				
		Exemplares
			Nº de exemplares: 2
		
			
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