Etnias e educação : trajetorias de formação de professores frente a complexidade das relações etnicas no cotidiano escolar
Rosa Maria Barros Ribeiro
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP R354e
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
191 p.
Orientador : Corinta Maria Grisolia Geraldi
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O trabalho trata da novela de formação de professores a partir do lugar do cotidiano, diante da complexidade das relações étnicas. A pesquisa tem como objetivo o
resgate do processo de formação de professores, centrada em estudos que objetivam a construção de novos olhares e novas... Ver mais Resumo: O trabalho trata da novela de formação de professores a partir do lugar do cotidiano, diante da complexidade das relações étnicas. A pesquisa tem como objetivo o
resgate do processo de formação de professores, centrada em estudos que objetivam a construção de novos olhares e novas posturas acerca das relações étnicas no contexto
educacional. Está informada por uma opção política identificada com a diversidade étnica e cultural e baseada nos conceitos de cultura, etnocentrismo, identidade e
representação social, particularidade, historicidade e comprometimento, tendo como referência teórica o pensamento de Muniz Sodré, Guerreiro Ramos, M. Bakhtin e J.
Larrosa. As práticas pedagógicas desenvolvidas deparam-se com preconceitos e resistências resultantes da naturalização do racismo presente no cotidiano social. Contudo, os resultados evidenciam que as mudanças são possíveis e que podemos interferir na formação étnica e cultural dos/das professores/as. A pesquisa explícita rupturas e continuidades que vão gerando novos saberes e novas atitudes. Esta pesquisa
integra o projeto de pesquisa do GEPEC ¿Tramas Peculiares no Cotidiano da Escola Pública¿. Financiamento Bolsa CAPES Ver menos
resgate do processo de formação de professores, centrada em estudos que objetivam a construção de novos olhares e novas... Ver mais Resumo: O trabalho trata da novela de formação de professores a partir do lugar do cotidiano, diante da complexidade das relações étnicas. A pesquisa tem como objetivo o
resgate do processo de formação de professores, centrada em estudos que objetivam a construção de novos olhares e novas posturas acerca das relações étnicas no contexto
educacional. Está informada por uma opção política identificada com a diversidade étnica e cultural e baseada nos conceitos de cultura, etnocentrismo, identidade e
representação social, particularidade, historicidade e comprometimento, tendo como referência teórica o pensamento de Muniz Sodré, Guerreiro Ramos, M. Bakhtin e J.
Larrosa. As práticas pedagógicas desenvolvidas deparam-se com preconceitos e resistências resultantes da naturalização do racismo presente no cotidiano social. Contudo, os resultados evidenciam que as mudanças são possíveis e que podemos interferir na formação étnica e cultural dos/das professores/as. A pesquisa explícita rupturas e continuidades que vão gerando novos saberes e novas atitudes. Esta pesquisa
integra o projeto de pesquisa do GEPEC ¿Tramas Peculiares no Cotidiano da Escola Pública¿. Financiamento Bolsa CAPES Ver menos
Abstract: The uork tratts of the novel of Professors formation fron the point of their daily lives in front of the ethinic relationships complexity, The research has as object of study the rescue of Professors formation process, which is centered in studies that aim at the construction...
Ver mais
Abstract: The uork tratts of the novel of Professors formation fron the point of their daily lives in front of the ethinic relationships complexity, The research has as object of study the rescue of Professors formation process, which is centered in studies that aim at the construction of new views and nev; postures arouund the ethnic relationships in the educational context. The v;ork is guided by, a political optin identified na ethnic and
cultural diversity and it is based on the concepts of culture, ethnocentrism, social identity and representation, particularity, historicity and envolviment, having as theoretical
references thoughts by Muniz Sodre, Guerreiro Ramos, m. Bakhtin and J. Larrosa. The pedagogical practices devoleped face prejudices and present in the daily, social life.
However naturalization present that changes are possible and that v;e can interfer in the Professors ethnic andcultural formation. The resseach shows ruptures and continuities
that produce nev; knawledges and nev: attitudes. This research is part of a research project from GEPEC called ¿Tramas Peculiares no Cotidiano da Escola Publica¿.
Finance: CAPES Scholarshi Ver menos
cultural diversity and it is based on the concepts of culture, ethnocentrism, social identity and representation, particularity, historicity and envolviment, having as theoretical
references thoughts by Muniz Sodre, Guerreiro Ramos, m. Bakhtin and J. Larrosa. The pedagogical practices devoleped face prejudices and present in the daily, social life.
However naturalization present that changes are possible and that v;e can interfer in the Professors ethnic andcultural formation. The resseach shows ruptures and continuities
that produce nev; knawledges and nev: attitudes. This research is part of a research project from GEPEC called ¿Tramas Peculiares no Cotidiano da Escola Publica¿.
Finance: CAPES Scholarshi Ver menos
Etnias e educação : trajetorias de formação de professores frente a complexidade das relações etnicas no cotidiano escolar
Rosa Maria Barros Ribeiro
Etnias e educação : trajetorias de formação de professores frente a complexidade das relações etnicas no cotidiano escolar
Rosa Maria Barros Ribeiro
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra