A construção colaborativa dos sentidos na leitura de textos em ingles dentro de dois contextos interacionais distintos : presencial e via rede
Suely Nogueira da Rocha
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP R582c
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
125p. : il.
Orientador: Denise Bertoli Braga
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O presente estudo investiga a construção colaborativa da aprendizagem de leitura de textos em inglês, com o objetivo de oferecer alguns subsídios que orientem futuros professores interessados em usar os recursos da Internet como meio para o ensino de leitura em língua estrangeira. Visando...
Ver mais
Resumo: O presente estudo investiga a construção colaborativa da aprendizagem de leitura de textos em inglês, com o objetivo de oferecer alguns subsídios que orientem futuros professores interessados em usar os recursos da Internet como meio para o ensino de leitura em língua estrangeira. Visando contextualizar os pressupostos teóricos que orientaram nossa pesquisa empírica, nosso estudo oferece, inicialmente, uma reflexão genérica sobre o estudo de leitura em LE, dando ênfase à concepção da leitura como um processo interativo. Na seqüência, são discutidas, do ponto de vista teórico, as possibilidades do ensino colaborativo em geral e na rede, em particular. O estudo empírico, que reflete essas questões teóricas mais amplas, constou de três estudos, construídos a partir dos parâmetros metodológicos da pesquisa-ação. A análise qualitativa dos dados reflete como o modo de ensinar e aprender afetado pela cultura de ensinar e aprender trazida da experiência tradicional é a principal fonte de problemas. Essa experiência prévia pode ser um sério empecilho para que o professor desenvolva cursos via rede que demandem a participação ativa dos alunos. Tal participação depende diretamente de tarefas que instiguem o aluno a assumir um papel de par mais capaz, auxiliando o professor na construção coletiva do conhecimento, e também da atitude do professor como um intermediador e facilitador das dificuldades dos alunos. O resultado empírico obtido aponta para a importância da tarefa pedagógica na promoção ou não de interação entre os participantes de um curso colaborativo. As diferentes tentativas e revisões do instrumento de coleta de dados dos diferentes estudos podem ser úteis para nortear a construção futura de cursos colaborativos de leitura via rede, explicitando para o professor a possibilidade de uma série de problemas não previstos no início da pesquisa
Ver menos
Abstract: Not informed.
Braga, Denise Bértoli, 1953-
Orientador
Paiva, Vera Menezes de Oliveira e
Avaliador
Pino, Angel, 1933-2013
Avaliador
A construção colaborativa dos sentidos na leitura de textos em ingles dentro de dois contextos interacionais distintos : presencial e via rede
Suely Nogueira da Rocha
A construção colaborativa dos sentidos na leitura de textos em ingles dentro de dois contextos interacionais distintos : presencial e via rede
Suely Nogueira da Rocha
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra