A forma e a nação : estilo historiografico em formação do Brasil contemporaneo
Maria Lucia Abaurre Gnerre
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP Ab18f
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
216 p.
Orientador: Edgar S. De Decca
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: A intertextualidade e o estilo historiográfico em Formação do Brasil Contemporâneo, importante obra de Caio Prado Jr., representam o foco central desta pesquisa, que se divide em três partes. Na primeira delas, buscamos traçar o possível percurso de uma idéia central na obra, a formação....
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Resumo: A intertextualidade e o estilo historiográfico em Formação do Brasil Contemporâneo, importante obra de Caio Prado Jr., representam o foco central desta pesquisa, que se divide em três partes. Na primeira delas, buscamos traçar o possível percurso de uma idéia central na obra, a formação. Para tanto, pesquisamos obras de três autores que provavelmente contribuíram para que Caio Prado Jr. Formasse seu conceito central: Georg Luckás, Karl Marx, e Joaquim Nabuco. Os três lançaram obras importantes, anteriores logicamente a Formação do Brasil Contemporâneo, nos quais desdobra-se este conceito por interpretações diversas, mostrando-nos de início as possibilidades que tal conceito podia oferecer. Terminamos esta parte procurando estabelecer um elo conceitual entra a formação e "Sentido da Colonização", outro aspecto central desta obra. Na segunda parte, dedicamo-nos ao trabalho de busca de marcas de outros textos no texto de Caio Prado, marcas que se traduzem em metáforas, estilos, métodos. Como resultado de nossa busca encontramos ecos dos principais textos historiografia brasileira, e ainda de textos literários ou sociológicos. Esta é uma parte que considero central na pesquisa. A terceira parte trabalha com as metáforas próprias desta obra, mostrando como elas se articulam entre si, numa fusão das partes anteriores: o aprendizado do reconhecimento das metáforas dentro dos textos históricos deu-se na segunda parte, enquanto que a conceitualização da formação, a grande metáfora que revisitamos no final, foi elaborada na primeira parte. Por fim, fazemos nossas considerações finais, que pouco concluem, e muito deixam em aberto para continuarmos nossa pesquisa.
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Abstract: The purpose of this dissertation is to analyze of the most important historiographical works in Brazilian History. We compare the historic narrative of Formação do Brasil Contemporâneo with other important texts in search of similar themes, imagery and metaphors.
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Maria Lucia Abaurre Gnerre
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