A forma da terra no seculo XVIII atraves de mapas hipertextuais : uma proposta de ensino apoiada na historia das ciencias
Maria Isabel Porazza Mendes
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/unicamp M522f
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
91f. : il + + 1 CD-Rom.
Orientador: Silvia F. de Mendonça Figueiroa
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias
Resumo: A presente dissertação refere-se à elaboração e discussão de um material hipertextual com o tema A Forma da Terra no século XVIII, utilizado como plataforma no ensino de História das Ciências. Esta proposta é apresentada como uma possibilidade de favorecer a aproximação de processos de...
Ver mais
Resumo: A presente dissertação refere-se à elaboração e discussão de um material hipertextual com o tema A Forma da Terra no século XVIII, utilizado como plataforma no ensino de História das Ciências. Esta proposta é apresentada como uma possibilidade de favorecer a aproximação de processos de aprendizagem mais condizentes com o pensamento atual caracterizado pela complexidade. É crescente a necessidade de se elaborar currículos que deixem de privilegiar a linearidade e seqüência dos conteúdos previamente ordenados, assim como permitir que os jovens reflitam sobre o conceito de ciência, para que possam exercer melhor a cidadania. Um material de História das Ciências enriquecido pela estrutura do hipertexto e utilizado como interface de comunicação com o passado, permitirá a compreensão do presente e da ciência atual. A dinâmica e abrangência do hipertexto utilizado no ensino de História das Ciências, através do tema que trata sobre a forma-imagem da Terra, favorecerá na construção de uma consciência planetária e estimulará os jovens a assumirem comportamentos responsáveis e solidários.O trabalho divide-se em uma parte escrita em 3 capítulos e outra digital, na forma de um site, com o tema: A Forma da Terra no século XVIII. Juntamente com o material impresso é disponibilizado um disquete com os arquivos que compõem o site, de forma a possibilitar que interessados, que não tenham acesso à Internet, também possam usuftuir da parte digital deste trabalho
Ver menos
Abstract: The present dissertation is relative to the working up and argumentation of a hypertext material with the subject "The shape of the earth in the 18th century", used like base in teaching of science history. This proposal is showed like a possibility to aid the approach of learning...
Ver mais
Abstract: The present dissertation is relative to the working up and argumentation of a hypertext material with the subject "The shape of the earth in the 18th century", used like base in teaching of science history. This proposal is showed like a possibility to aid the approach of learning processes closer to the present thought, featured by the complexity. Nowadays is in crescent the necessity to organize curriculums where, the linearity and sequence of contents early ordered are left favoured, as well as, allow the youth to ponder over the science concept, in order to put in practice the citizenship. A material of science history, enriched by hypertext structure and applied as interface of communication with the past, will allow the understandings of the present and the nowadays science. The dynamic and the range of the hypertext used in teaching of science history, through the subject about the image-shape ofthe earth, will aid the construction of the planetary conscience and it will stimulate the youth to assume responsible and solidary behaviors. The work is divided in three written chapters and another one digital: the site with the subject "The shape of the earth in the 18th century". Joined the written material is available a diskette including the site files, in order to enable interested people without Internet access also make use ofthe digital part ofthis work
Ver menos
A forma da terra no seculo XVIII atraves de mapas hipertextuais : uma proposta de ensino apoiada na historia das ciencias
Maria Isabel Porazza Mendes
A forma da terra no seculo XVIII atraves de mapas hipertextuais : uma proposta de ensino apoiada na historia das ciencias
Maria Isabel Porazza Mendes
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra