HagaQue : editor de historia em quadrinhos
Silvia Amelia Bim
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP B51h
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
72p. : il.
Orientador : Heloisa Vieira da Rocha
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação
Resumo: o uso de recursos computacionais no processo de aprendizagem toma-se cada vez mais evidente. Entretanto, os inúmeros software e ferramentas utilizados no contexto escolar nem sempre apresentam a preocupação de adequarem-se ao nível de desenvolvimento escolar do aprendiz e satisfazerem as...
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Resumo: o uso de recursos computacionais no processo de aprendizagem toma-se cada vez mais evidente. Entretanto, os inúmeros software e ferramentas utilizados no contexto escolar nem sempre apresentam a preocupação de adequarem-se ao nível de desenvolvimento escolar do aprendiz e satisfazerem as propostas pedagógicas do professor. Na fase de alfabetização a produção textual realizada com editores de texto sofisticados não é interessante pois distancia o aprendiz de seu objetivo principal uma vez que ele deve voltar sua atenção para a aprendizagem dos recursos computacionais oferecidos. Visando minimizar os problemas mencionados, neste trabalho é proposto o ambiente HagáQuê para a criação e edição de história em quadrinhos, sendo esta uma das primeiras fonnas textuais trabalhadas no ensino de Língua Portuguesa. Este ambiente oferece recursos simplificados, mas suficientes, para a criação e edição de HQs por crianças dos primeiro e segundo ciclos fundamentais de ensino, buscando contemplar as maiS recentes propostas pedagógicas do uso do computador no contexto escolar. Os resultados obtidos nos testes iniciais realizados indicam uma boa receptividade do ambiente e a necessidade de aperfeiçoá-Io para um uso efetivo em escolas, através da ampla disseminação junto aos professores das possibilidades que este recurso oferece
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Abstract: The use of computational resources in the leaming process is becoming more and more evident. However, many software and tools used in the school context do not always care about their adjustment to the student's development leveI or to the satisfaction ofthe teacher's pedagogical proposal....
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Abstract: The use of computational resources in the leaming process is becoming more and more evident. However, many software and tools used in the school context do not always care about their adjustment to the student's development leveI or to the satisfaction ofthe teacher's pedagogical proposal. The writing activities using sophisticated text editors by children that are leaming to read and to write are not interesting because they take the student far from his or her main objective as he or she has to turn the attention to the leaming of the computational resources offered. Aiming at minimizing the problems mentioned, a comics editor, called HagáQuê, is proposed in this work, as the comics are one of the first text types studied in Portuguese Language. This environment offers simple but enough resources to create and edit comics by children in the first and second fundamental cycles of learning, intending to satisfy the most recent pedagogical proposals about the use of computer in the school contexto The results acquired in the first tests show a great receptivity of the environrnent and the need to improve it to an effective use by the schools, through the broad dissemination of the possibilities that this resource offers to the teachers
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