Integração de testes experimentais com modelos dinamicos de elementos finitos atraves da ferramenta I-DEAS test
Salustiano Martins Pinto Junior
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP P658i
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
77p. : il.
Orientador : Paulo R. G. Kurka
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Resumo: O trabalho apresenta resultados da integração de dados experimentais de vibração com modelo dinâmico em elementos finitos através do módulo Test do programa de engenharia para confecção de modelos e análise da SDRC, conhecido como I-DEAS. O módulo I-DEAS Test possibilita a utilização de...
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Resumo: O trabalho apresenta resultados da integração de dados experimentais de vibração com modelo dinâmico em elementos finitos através do módulo Test do programa de engenharia para confecção de modelos e análise da SDRC, conhecido como I-DEAS. O módulo I-DEAS Test possibilita a utilização de diversas técnicas para a análise modal e experimental além da correlação entre ambas. A técnica de identificação de parâmetros usada foi a Exponencial Complexa com o ajuste de curvas aos dados de resposta em freqüência feita numa faixa contendo vários modos de vibrar. A influência dos modos fora dessa faixa é prevista através da adição de parcelas residuais de inércia e rigidez. Dados provenientes de testes de vibração de um protótipo de cárter automotivo são utilizados na verificação do modelo matemático, em função dos parâmetros modais determinados (freqüência natural, amortecimento e resíduo)
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Abstract: The work presents results of integration between experimental vibration data and finite elements models through the Test module of the SDRC-I-DEAS software. The Test module makes it possible to use several techniques for modal and experimental analysis, as well as establishing correlation...
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Abstract: The work presents results of integration between experimental vibration data and finite elements models through the Test module of the SDRC-I-DEAS software. The Test module makes it possible to use several techniques for modal and experimental analysis, as well as establishing correlation between them. The Exponential Complex identification technique was used for adjusting FRF data of an interest region containing several resonances. The influence of the mode outside the region of interest is achieved by adding residual tenns to the identified FRF. Experimental data from dynamic tests of a Diesel engine crankcase cover are used in the verification of the numerical model, as compared to the identified modal parameters
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Integração de testes experimentais com modelos dinamicos de elementos finitos atraves da ferramenta I-DEAS test
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