A trajetoria educacional anarquista na Primeira Republica : das escolas aos centros de cultura social
Jose Damiro de Moraes
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP M791t
Campinas, SP : [s.n.], 1999.
67f.
Orientador: Olinda Maria Noronha
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A Primeira República pode ser considerada rica em conflitos de idéias, que vão configurar-se na implementação do ideal republicano. Neste contexto, temos os anarquistas, que desenvolveram um combate à política republicana, no que diz respeito, por exemplo, a participação do Brasil na Ia....
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Resumo: A Primeira República pode ser considerada rica em conflitos de idéias, que vão configurar-se na implementação do ideal republicano. Neste contexto, temos os anarquistas, que desenvolveram um combate à política republicana, no que diz respeito, por exemplo, a participação do Brasil na Ia. Guerra Mundial, os empréstimos internacionais que aumentavam a dívida externa, o aumento da carestia, entre outros. Isso tudo dentro de uma postura totalmente voltada à transfonnação social e à construção de uma sociedade socialista libertária. Somado a essa preocupação, os anarquistas também buscaram desenvolver uma prática educativa. Nessa iniciativa criaram escolas, centros de cultura e ateneus, logo proibidos e fechados. A partir disso, mudaram a prática e o discurso voltado à educação, transferindo-os para os Centros de Cultura e Ateneus. Dentro desse período buscamos identificar, nesse movimento, uma trajetória educacional
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Abstract: The First Republic may be considered rich on idea conflicts that will result on the settlement of the republican ideal. In this context we had the anarchists which were opposed to the republican politics such as Brazil involvement on I World War, International Loans, and the consequent...
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Abstract: The First Republic may be considered rich on idea conflicts that will result on the settlement of the republican ideal. In this context we had the anarchists which were opposed to the republican politics such as Brazil involvement on I World War, International Loans, and the consequent grown of external deficit, among others. AlI this on a social change which would bring the building of a libertarian society. One of their goal for social revolution was the development of the educationnal practice. They build them schools, cultural centers and atheneus, soon forbidden and closed. In this period, we intend to identify on such movement the trajectory oftheir educational project
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A trajetoria educacional anarquista na Primeira Republica : das escolas aos centros de cultura social
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