Coro-cenico : uma nova poetica coral no Brasil
Sergio Alberto de Oliveira
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Ol3c
Campinas, SP : [s.n.], 1999.
163p. : il.
Orientador: Jose Roberto Zan
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Está dissertação pretende documentar o processo de criação e sistematização do Coro-Cênico no Brasil, em particular do Estado de São Paulo, através do levantamento e análise do trabalho do Maestro Samuel Kerr e do relato de experiências envolvendo dois grupos corais amadores do interior do...
Ver mais
Resumo: Está dissertação pretende documentar o processo de criação e sistematização do Coro-Cênico no Brasil, em particular do Estado de São Paulo, através do levantamento e análise do trabalho do Maestro Samuel Kerr e do relato de experiências envolvendo dois grupos corais amadores do interior do Estado. A incorporação da canção de massa no canto coral, assim como a influência dos movimentos artísticos da década de 60, propiciaram a formação do Coro-Cênico em duas modalidades: a modalidade "vanguardista", que surge sob a égide do Movimento Concretista e a modalidade "cancionista", provinda da música popular. Esta última será a mais perscrutada nesta dissertação. Ambas envolvem a questão do hibridismo de linguagens O canto coral, antes uma expressão unidirecional, volta-se agora a uma concepção múltipla de expressão artística, criando outras necessidades técnicas que serão aqui expostas. Juntamente com a discussão teórica acerca da linguagem canção e o seu inter-relacionamento com os coros amadores, descreveremos outras experiências, observando tendências e limites da nova poética
Ver menos
Abstract: This dissertation pretends to document the process of creation, and systematization of de Scenic Choir in Brazil, particularly in São Paulo State, through the gathering and analysis of Maestro Samnei Kerr's work and of report of experiences evolving two amateur choral groups at the São...
Ver mais
Abstract: This dissertation pretends to document the process of creation, and systematization of de Scenic Choir in Brazil, particularly in São Paulo State, through the gathering and analysis of Maestro Samnei Kerr's work and of report of experiences evolving two amateur choral groups at the São Paulo State's interior. The incorporation of the mass song; in choral singing such as the 60th's artistic movements influence have propitiate the Scene Choir formation in two modalities: the "avant-garde'' modalities, which appears under the Coneretism Movement egis and the "cancionist" modalities, originating from popular music, this dissertation will investigate the last one in more details. Both involve the language hybridism question. The choral singing, previously a unidirectional expression, changes to a multiple conception of artistic expression, creating another technical, necessities here exposed. Associated with the theoretical discussion about the song language and your interrelation with amateur choirs, we'll make a description of another experience observing tendencies and limits of the new poetic
Ver menos
Coro-cenico : uma nova poetica coral no Brasil
Sergio Alberto de Oliveira
Coro-cenico : uma nova poetica coral no Brasil
Sergio Alberto de Oliveira
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra