O conhecimento matematico e o uso de jogos na sala de aula
Regina Celia Grando
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP G764c
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
224p. : il.
Orientador: Lucila Diehl Tolaine Fini
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Os jogos fazem parte do nosso contexto cultural. No âmbito desta pesquisa, o interesse se volta para o jogo pedagógico, mais especificamente, para o jogo no ensino da Matemática. O ambiente de pesquisa é a sala de aula, o instrumento é o jogo e a investigação surge da necessidade de compreensão dos...
Ver mais
Os jogos fazem parte do nosso contexto cultural. No âmbito desta pesquisa, o interesse se volta para o jogo pedagógico, mais especificamente, para o jogo no ensino da Matemática. O ambiente de pesquisa é a sala de aula, o instrumento é o jogo e a investigação surge da necessidade de compreensão dos aspectos cognitivos envolvidos na utilização deste instrumento na aprendizagem Matemática. Investigam-se os processos desencadeados na construção e/ou resgate de conceitos e habilidades matemáticas a partir da intervenção pedagógica com jogos de regras. Os sujeitos da pesquisa foram 8 alunos da 6ª série (11/12 anos) do Ensino Fundamental, realizando atividades de intervenção pedagógica com dois jogos matemáticos (Contig 60® e Nim). Os dados foram analisados qualitativamente, segundo unidades de análise pré-definidas no estudo piloto. Os resultados mostraram o processo desencadeado na construção dos procedimentos e conceitos matemáticos, pelos sujeitos, em situações de jogo.
Ver menos
Abstract: Games are part our cultural environment. This research focuses on pedagogical game, precisely the mathematics teaching games. The research setting is the classroom. The game itself is a tool. The need of searching comes from the seek of comprehension of the cognition process involved...
Ver mais
Abstract: Games are part our cultural environment. This research focuses on pedagogical game, precisely the mathematics teaching games. The research setting is the classroom. The game itself is a tool. The need of searching comes from the seek of comprehension of the cognition process involved during the game use in mathematics learning. The process that happens in the building and/or the recollection of mathematical concepts and skills investigated. This process shows up during pedagogical intervention with games. There were 8 students involved in this research. They were Elementary School (11/12 years old). Two mathematical pedagogical games were played with the students: Contig 60® and Nim. The data analysis was qualitative, according to pre-defined analyzer unities taken form previous test. The results showed the process that
happens in mathematical concepts building. Ver menos
happens in mathematical concepts building. Ver menos
O conhecimento matematico e o uso de jogos na sala de aula
Regina Celia Grando
O conhecimento matematico e o uso de jogos na sala de aula
Regina Celia Grando
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra