Estudo comparativo entre metodos de orientação nutricional para idosos
Frances Aparecida Illes Pereira
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP P414e
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
85p. : il.
Orientador : Maria de Fatima Nunes Marucci
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Objetivos: comparar a eficácia de diferentes métodos de orientação, identificar mudanças nos hábitos alimentares e alterações nas medidas antropométricas. Metodologia: a população de estudo foi constituída por mulheres com idade igual ou superior a 65 anos, com IMC maior que 25, se encontravam em...
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Objetivos: comparar a eficácia de diferentes métodos de orientação, identificar mudanças nos hábitos alimentares e alterações nas medidas antropométricas. Metodologia: a população de estudo foi constituída por mulheres com idade igual ou superior a 65 anos, com IMC maior que 25, se encontravam em tratamento na Clínica Geronto Geriátrica do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. O delineamento do estudo foi do tipo longitudional, com duração de seis meses. Foram formados três grupos ( GA, GB e GC) de pacientes, nos quais os dois primeiros receberam orientação nutricional planejada e com técnicas adequadas, sendo estas orientações fornecidas em grupo ou individual e o grupo GC recebeu as orientações de rotina do serviço de nutrição. A coleta de dados foi realizada por meio de: ficha para o inquérito aliementar aplicada no início e no final do estudo, e ficha de avaliação antropométrica, na qual constaram IMC, CB, PCT, AMEB e PSE, estes coletados no decorrer de seis meses de estudo. Os hábitos alimentares foram analisados considerando-se os grupos de alimentos propostos na pirâmide de alimentos Norte Americana. Resultados: verificou-se que nos grupos que se submeteram as intervenções planejadas e com técnicas adequadas ocorreram mudanças nos hábitos alimentares, quando comparadas com orientações fornecidas de rotina. Quanto às viariáveis antropométricas, observou-se pequenas alterações considerando o objetivo das orientações que era a melhora do estudo nutricional. Conclusão: A orientação nutricional quando realizada com planejamento e técnicas adequadas, promoveu importantes mudanças dos hábitos aliementares para a promoção da saúde. As orientações feitas em grupo permitem a otimização do atendimento.
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A pesquisa "Cuidados com o corpo: permanência, resistência e inovação nas práticas pedagógicas numa creche pública municipal de Itatiba/SP", tem como foco as práticas pedagógicas durante os momentos de alimentação, repouso e higiene e as relações estabelecidas entre crianças e educadoras numa creche...
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A pesquisa "Cuidados com o corpo: permanência, resistência e inovação nas práticas pedagógicas numa creche pública municipal de Itatiba/SP", tem como foco as práticas pedagógicas durante os momentos de alimentação, repouso e higiene e as relações estabelecidas entre crianças e educadoras numa creche pública municipal de Itatiba/SP. Discute a intencionalidade educativa das educadoras tendo como premissa o significado de higiene presente nas práticas históricas construídas e reconstruídas no cotidiano da creche. Este estudo de caso retrata a totalidade do campo investigativo e problematiza as práticas pedagógicas na complexidade que envolve a educação das crianças pequenininhas nas creches, sobretudo, no contexto de transição política das creches da Secretaria da Assistência Social para a Secretaria da Educação. Para fundamentar as análises foram imprescindíveis as contribuições da História, da Filosofia, da Antropologia e das Ciências Sociais áreas do conhecimento que aguçaram as reflexões e se consolidaram como essenciais para o entendimento das representações e dos significados de higiene que crianças e educadoras estão construindo nas relações educativas. A bibliografia italiana traduzida sobre educação infantil e as pesquisas produzidas pelo GEPEDISC/UNICAMP (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diferenciação Sócio-cultural - Subgrupo de Educação Infantil) estruturam de forma consistente a construção da Pedagogia de Educação Infantil com a constatação que as relações estabelecidas entre as educadoras e as crianças na creche apresentaram nos momentos de alimentação, repouso e higiene, resistências e inovações, e que as crianças produzem conhecimentos muito mais do que os reproduzem. Neste sentido, a pesquisa aponta a premência na busca de práticas pedagógicas que respeitem as especificidades das crianças pequenininhas.
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Frances Aparecida Illes Pereira
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