"O professor escreve sua historia" : uma analise discursiva de modos de identificação do sujeito-professor
Regina Celia de Carvalho Paschoal Lima
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP L628p
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
158f.
Orientador: Maria Jose Rodrigues Faria Coracini
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este trabalho investigou a respeito do sujeito-professor, tomando como objeto de conhecimento textos narrativos, escritos, em 1997, por professores de escolas públicas paulistas, para o concurso "O professor escreve sua história", patrocinado pela Secretaria Estadual de Educação. Baseado em...
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Resumo: Este trabalho investigou a respeito do sujeito-professor, tomando como objeto de conhecimento textos narrativos, escritos, em 1997, por professores de escolas públicas paulistas, para o concurso "O professor escreve sua história", patrocinado pela Secretaria Estadual de Educação. Baseado em pressupostos teóricos da linha francesa da Análise do Discurso, teve como objetivo compreender, através do que é dito, do que é dito e posteriormente silenciado e/ou substituído, e do que, embora não dito, faz sentido nesses textos, alguns modos de identificação do sujeito-professor em relação às estratificações sociais que o simbolizam. Diferentemente de algumas áreas das ciências humanas, que relacionam identidade individual à percepção consciente de si mesmo, ou identificam os indivíduos segundo elos de raça, nacionalidade, classe, cultura etc., agrupando-os conforme características que os tomam "iguais" por oposição aos "não-iguais", este trabalho vinculou a questão da identidade à inscrição do sujeito em formações discursivas. Assim, aplicando os conceitos pecheutianos de paráfrase e metáfora, a pesquisa concluiu que os textos da coletânea, inscritos na cenografia da qualidade total, priorizam, em meio à multiplicidade de vozes que neles se manifestam, discursos que identificam o sujeito-professor através do embate entre sentidos de mágoa desse sujeito pelas maneiras desprestigiosas que socialmente o significam e que o desterritorializam de uma posição de respeito e poder, e sentidos que apontam para seu desejo de reverter esse quadro, garantindo para si essa mesma posição. Em outras palavras, ao procurar compreender efeitos de sentido ¿ sócio historicamente produzidos na relação da linguagem com a ideologia ¿ que identificassem o sujeito-professor, o que se captou foi que esse sujeito é produzido na heterogeneidade, no conflito. No desejo de ser e de não ser. No sofrimento da infindável busca de completude
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Abstract: Not informed.
"O professor escreve sua historia" : uma analise discursiva de modos de identificação do sujeito-professor
Regina Celia de Carvalho Paschoal Lima
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