Um estudo exploratorio sobre os componentes das habilidades matematicas presentes no pensamento em geometria
Viviane Rezi
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP R339e
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
174p. : il.
Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente estudo teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento da compreensão sobre alguns componentes da habilidade matemática intrínsecos às
atividades que envolviam conceitos geométricos, através da abordagem de solução de problemas, ... Ver mais Resumo: O presente estudo teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento da compreensão sobre alguns componentes da habilidade matemática intrínsecos às
atividades que envolviam conceitos geométricos, através da abordagem de solução de problemas, procurando investigar quais as relações existentes entre o nível de
desenvolvimento do pensamento em geometria, e componentes das habilidades matemáticas, como a percepção geométrica e a habilidade para conceitos espaciais. Para isso, foram sujeitos da pesquisa 201 alunos concluintes do ensino médio de duas escolas, uma pública e outra particular, submetidos a cinco instrumentos do tipo lápis e papel, durante o período de aula. Foi identificada uma relação linear significativa entre esses constructos, sendo que quanto maior o nível de desenvolvimento em Geometria do
sujeito, melhor era o seu desempenho em provas que avaliavam a percepção geométrica, as habilidades para trabalhar com conceitos espaciais e o raciocínio espacial. Os dados foram analisados também através de análise fatorial, sendo que as provas se agruparam em três fatores de avaliação: problemas com enunciado verbal, problemas que requerem processamento visual e problemas que requerem representação e manipulação mental de objetos Ver menos
atividades que envolviam conceitos geométricos, através da abordagem de solução de problemas, ... Ver mais Resumo: O presente estudo teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento da compreensão sobre alguns componentes da habilidade matemática intrínsecos às
atividades que envolviam conceitos geométricos, através da abordagem de solução de problemas, procurando investigar quais as relações existentes entre o nível de
desenvolvimento do pensamento em geometria, e componentes das habilidades matemáticas, como a percepção geométrica e a habilidade para conceitos espaciais. Para isso, foram sujeitos da pesquisa 201 alunos concluintes do ensino médio de duas escolas, uma pública e outra particular, submetidos a cinco instrumentos do tipo lápis e papel, durante o período de aula. Foi identificada uma relação linear significativa entre esses constructos, sendo que quanto maior o nível de desenvolvimento em Geometria do
sujeito, melhor era o seu desempenho em provas que avaliavam a percepção geométrica, as habilidades para trabalhar com conceitos espaciais e o raciocínio espacial. Os dados foram analisados também através de análise fatorial, sendo que as provas se agruparam em três fatores de avaliação: problemas com enunciado verbal, problemas que requerem processamento visual e problemas que requerem representação e manipulação mental de objetos Ver menos
Abstract: The main objective of this investigation was to isolate some mathematics abilities components that appear in activities involving geometric concepts, during problems solving situation. The relations between geometric thinking development level and mathematics ...
Ver mais
Abstract: The main objective of this investigation was to isolate some mathematics abilities components that appear in activities involving geometric concepts, during problems solving situation. The relations between geometric thinking development level and mathematics abilities components, as the geometric perception and the presence of spatial concepts, were investigated. Subjects were 201 High school students from private and public schools. Instruments were five test and students were submitted to their at class period. A significance linear relationship between these constructs was identified,
being that the higher the development level in Geometry presented by the subject, the better was his/her performance on the exams evaluating geometric perception, and also
the presence of spatial concepts and spatial reasoning. Data analysis underwent a factorial analysis approach, where exams were gathered upon three evaluation criteria: word
problems, visual processing and mental representation Ver menos
being that the higher the development level in Geometry presented by the subject, the better was his/her performance on the exams evaluating geometric perception, and also
the presence of spatial concepts and spatial reasoning. Data analysis underwent a factorial analysis approach, where exams were gathered upon three evaluation criteria: word
problems, visual processing and mental representation Ver menos
Um estudo exploratorio sobre os componentes das habilidades matematicas presentes no pensamento em geometria
Viviane Rezi
Um estudo exploratorio sobre os componentes das habilidades matematicas presentes no pensamento em geometria
Viviane Rezi
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra