A figura de Maria e as mulheres catolicas carismaticas
Vania Aperecida Pondian
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP P773f
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
148 p.
Orientador: Fernando Antonio Lourenço
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: Este trabalho busca investigar o significado social que a representação da imagem de Maria propicia para vida das mulheres católicas de Campinas. A Renovação Carismática Católica (RCC) é um movimento de leigos que ocorre no interior do próprio catolicismo e que se aproxima, em alguns...
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Resumo: Este trabalho busca investigar o significado social que a representação da imagem de Maria propicia para vida das mulheres católicas de Campinas. A Renovação Carismática Católica (RCC) é um movimento de leigos que ocorre no interior do próprio catolicismo e que se aproxima, em alguns aspectos, das igrejas pentecostais ao enfatizar a possibilidade de os fiéis adquirirem poderes espirituais. Com o processo de secularização, a figura de Maria, assim como sua fonte, a Igreja Católica, vem sofrendo perda de terreno para os discursos laicos. Neste quadro, a imagem revista de Maria, produzida pelos católicos carismáticos busca ser uma proposta alternativa em meio a outros discursos que tentam orientar as práticas sociais de homens e
mulheres no mundo moderno. Este estudo, através da sociologia da religião e do gênero, tenta analisar as conseqüências acarretadas pela interpretação da imagem paradigmática de Maria que indica exemplos de comportamento para a vida das mulheres católicas. Apesar da figura de Maria como virgem-esposa-mãe ser
predominante entre os carismáticos, outras "Marias" se deixam transparecer e se mesclam entre os fiéis: a Nossa Senhora Aparecida (mãe negra, padroeira do Brasil), a Maria "iemanjizada" (bela, atraente e fascinante), a Maria libertadora (ousada e corajosa) revelando, dessa forma, que a imagem de Maria não é uma representação totalmente acabada ou definida, estando num processo que ainda não se exauriu Ver menos
mulheres no mundo moderno. Este estudo, através da sociologia da religião e do gênero, tenta analisar as conseqüências acarretadas pela interpretação da imagem paradigmática de Maria que indica exemplos de comportamento para a vida das mulheres católicas. Apesar da figura de Maria como virgem-esposa-mãe ser
predominante entre os carismáticos, outras "Marias" se deixam transparecer e se mesclam entre os fiéis: a Nossa Senhora Aparecida (mãe negra, padroeira do Brasil), a Maria "iemanjizada" (bela, atraente e fascinante), a Maria libertadora (ousada e corajosa) revelando, dessa forma, que a imagem de Maria não é uma representação totalmente acabada ou definida, estando num processo que ainda não se exauriu Ver menos
Abstract: This research tries to investigate the social meaning of Maria's image representation to the Catholic women life from Campinas. The Catholic Carismatic Renovation is a movement of laymen that occurs in the own catholicism and that approaches in some aspects of pentecostalism when emphasize...
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Abstract: This research tries to investigate the social meaning of Maria's image representation to the Catholic women life from Campinas. The Catholic Carismatic Renovation is a movement of laymen that occurs in the own catholicism and that approaches in some aspects of pentecostalism when emphasize the possibility of the followers to get spiritual powers. With the secularization process, Maria's image, as well a sits source, the Catholic Church, has being loosing space to the lay speeches. In this context, the reviewed Maria's image producted by the charismatic ones searchs to be a proposal altemative in way to other speeches that try to guide practical social of men and women in modem world. This study, through the religion sociology and gender try to analyze the results caused by the paradigmatic Maria's behavior examples to the catholic women life.
Despite the figure of Maria as virgin-wife-mother to be predominant between the charismatic catholics, another "Marias" leave reveal themselves and they mix themselves between the followers: ours Lady of Aparecida (black mOther, patroness of Brazil), "iemanjizada" Maria (beautiful, attractive and fascinating), the liberating Maria (bold
and courageous) disclosing, of this form that the Maria' s image is not a representation total finished or defined, being in a process that still was not exhausted. Ver menos
Despite the figure of Maria as virgin-wife-mother to be predominant between the charismatic catholics, another "Marias" leave reveal themselves and they mix themselves between the followers: ours Lady of Aparecida (black mOther, patroness of Brazil), "iemanjizada" Maria (beautiful, attractive and fascinating), the liberating Maria (bold
and courageous) disclosing, of this form that the Maria' s image is not a representation total finished or defined, being in a process that still was not exhausted. Ver menos
A figura de Maria e as mulheres catolicas carismaticas
Vania Aperecida Pondian
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