A avaliação como dispositivo
Juarez Pereira Furtado
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP F984a
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
282 p. : il.
Orientador : Gastão Wagner de Sousa Campos
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas
Resumo: No presente estudo realizamos investigação sobre métodos potencialmente mais adequados para a avaliação de serviços e programas em saúde a partir das questões colocadas pelas limitações da avaliação ortodoxa. Percorremos
diferentes concepções de avaliação de programas e serviços e... Ver mais Resumo: No presente estudo realizamos investigação sobre métodos potencialmente mais adequados para a avaliação de serviços e programas em saúde a partir das questões colocadas pelas limitações da avaliação ortodoxa. Percorremos
diferentes concepções de avaliação de programas e serviços e identificamos na proposta de avaliadores de quarta geração (Guba & Lincoln, 1989) e no método Paidéia (Campos, 2000-a), potencial capaz de superar alguns destes impasses e
questões, favorecendo a utilização dos resultados do processo avaliativo e a capacitação e desenvolvimento dos grupos de interesse envolvidos. A partir do estabelecimento deste referencial, realizamos incursão ao campo, através de um
processo de avaliação participativa junto a um serviço de atendimento domiciliar ligado ao SUS, com os propósitos de compreender esta nova modalidade assistencial e ao mesmo tempo tomar o processo avaliativo um dispositivo
facilitador de reflexão, análise e mudanças pela equipe responsável. Ao final discutimos o processo desenvolvido junto à equipe do serviço e a outros grupos de interesse e as virtualidades e limitações de nossa opção metodológica Ver menos
diferentes concepções de avaliação de programas e serviços e... Ver mais Resumo: No presente estudo realizamos investigação sobre métodos potencialmente mais adequados para a avaliação de serviços e programas em saúde a partir das questões colocadas pelas limitações da avaliação ortodoxa. Percorremos
diferentes concepções de avaliação de programas e serviços e identificamos na proposta de avaliadores de quarta geração (Guba & Lincoln, 1989) e no método Paidéia (Campos, 2000-a), potencial capaz de superar alguns destes impasses e
questões, favorecendo a utilização dos resultados do processo avaliativo e a capacitação e desenvolvimento dos grupos de interesse envolvidos. A partir do estabelecimento deste referencial, realizamos incursão ao campo, através de um
processo de avaliação participativa junto a um serviço de atendimento domiciliar ligado ao SUS, com os propósitos de compreender esta nova modalidade assistencial e ao mesmo tempo tomar o processo avaliativo um dispositivo
facilitador de reflexão, análise e mudanças pela equipe responsável. Ao final discutimos o processo desenvolvido junto à equipe do serviço e a outros grupos de interesse e as virtualidades e limitações de nossa opção metodológica Ver menos
Abstract: Not informed.
Campos, Gastão Wagner de Sousa, 1952-
Orientador
Giovanella, Ligia
Avaliador
Smeke, Elizabeth de Leone Monteiro
Avaliador
Hartz, Zulmira Maria de Araujo
Avaliador
Nunes, Everardo Duarte, 1936-
Avaliador
A avaliação como dispositivo
Juarez Pereira Furtado
A avaliação como dispositivo
Juarez Pereira Furtado
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