Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura
Miria Gomes de Oliveira
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP OL4s
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
200p. : il.
Orientador: JoAnne Busnardo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este texto tem como proposta discutir os processos interativos em aulas de leitura e encenações de peças shakespeareanas em EscolasMunicipaisna periferia de Belo Horizonte. o projeto de teatro em questão tinha como principal objetivo o diálogo de linguagens e culturas e a busca de uma...
Ver mais
Resumo: Este texto tem como proposta discutir os processos interativos em aulas de leitura e encenações de peças shakespeareanas em EscolasMunicipaisna periferia de Belo Horizonte. o projeto de teatro em questão tinha como principal objetivo o diálogo de linguagens e culturas e a busca de uma prática educacional inovadora, conscientizadorae polifônica.
Com base nas reflexõesda Pedagogia Críticasobre o conceito de voz e sobre o impulso emancipatório e as instâncias de resistência cultural das classes marginalizadas, tentamos salientar as compatibilidades desta teoria com as concepções bakhtinianas de linguagem, de sujeito híbrido,de ética e de camavalização. Notamos em nossos dados a conquista gradual da polifonia envolta a atitudes conflitantes e contraditórias. Estas atitudes marcaram, portanto, a hibridez constitutiva dos
sujeitos presentes nos processos de interação. Enfatizando a importância da auto-reflexão da prática pedagógica do professor, notamos a relevância do debate de questões ideológicasem sala de aula, um espaço onde o sujeito se constitui e é constituido pelo outro Ver menos
Com base nas reflexõesda Pedagogia Críticasobre o conceito de voz e sobre o impulso emancipatório e as instâncias de resistência cultural das classes marginalizadas, tentamos salientar as compatibilidades desta teoria com as concepções bakhtinianas de linguagem, de sujeito híbrido,de ética e de camavalização. Notamos em nossos dados a conquista gradual da polifonia envolta a atitudes conflitantes e contraditórias. Estas atitudes marcaram, portanto, a hibridez constitutiva dos
sujeitos presentes nos processos de interação. Enfatizando a importância da auto-reflexão da prática pedagógica do professor, notamos a relevância do debate de questões ideológicasem sala de aula, um espaço onde o sujeito se constitui e é constituido pelo outro Ver menos
Abstract: The thesis discusses interactive processes in the reading and presentation of Shakespearean plays in public schools of poor neighborhoods in the outskirts of Belo Horizonte. The original project had as its main aims the dialogue of languages and cultures and the search for a...
Ver mais
Abstract: The thesis discusses interactive processes in the reading and presentation of Shakespearean plays in public schools of poor neighborhoods in the outskirts of Belo Horizonte. The original project had as its main aims the dialogue of languages and cultures and the search for a "non-traditional" teaching practice, a practice which would involve
conscientization and polyphony. Starting with reflections from the area of Critical Pedagogy concerning the concept of
voice, the emancipatory impulse and the instances of cultural resistance of marginalized social classes, we tried to bring out the compatibility of M. Bakhtin's conceptions of language, a hybrid subject, ethics and carnavalization with notions of a polyphonic critical pedagogy. We noticed in our data the gradual achievement of polyphony, in the midst of conflicting
and contradictory attitudes. Such attitudes show that heterogeneity is constitutive of the subjects in interactive processes in the classroom. Placing emphasis on the importance of self-reflection in teacher practice, we call attention to the relevance of the debate of ideological questions in the classroom, a place where the subject constitutes him/herself and is constituted by the other Ver menos
conscientization and polyphony. Starting with reflections from the area of Critical Pedagogy concerning the concept of
voice, the emancipatory impulse and the instances of cultural resistance of marginalized social classes, we tried to bring out the compatibility of M. Bakhtin's conceptions of language, a hybrid subject, ethics and carnavalization with notions of a polyphonic critical pedagogy. We noticed in our data the gradual achievement of polyphony, in the midst of conflicting
and contradictory attitudes. Such attitudes show that heterogeneity is constitutive of the subjects in interactive processes in the classroom. Placing emphasis on the importance of self-reflection in teacher practice, we call attention to the relevance of the debate of ideological questions in the classroom, a place where the subject constitutes him/herself and is constituted by the other Ver menos
Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura
Miria Gomes de Oliveira
Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura
Miria Gomes de Oliveira
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra