Espaço, brinquedo e educação : um estudo sobre o parque ludico do SESC/Itaquera-São Paulo
Telma Guadagnini
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP G93e
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
135p. : il.
Orientador: Cesar Apareciddo Nunes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo de caso sobre o SESC-Itaquera ¿ S.P., onde foram observadas e analisadas as relações das crianças &eqúentadoras dos espaços do Parque Lúdico com os brinquedos existentes. A partir de um estudo histórico sobre as concepções de brinquedo, iníancia,...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo de caso sobre o SESC-Itaquera ¿ S.P., onde foram observadas e analisadas as relações das crianças &eqúentadoras dos espaços do Parque Lúdico com os brinquedos existentes. A partir de um estudo histórico sobre as concepções de brinquedo, iníancia, lazer e educaçâo, procuramos estabelecer uma relação de nossa herança histórica, com o momento atual, demonstrando como historicamente, o brincar esteve relacionado com a educação.
Discutindo o momento atual, numa sociedade capitalista e baseada no neoliberalismo, criticamos o consumo do lazer, visto como mercadoria, e defendemos o livre brincar como direito da criança, previsto em Lei. Assim, apresentamos e avaliamos o Parque Lúdico do SESC-Itaquera dentro dessas categorias propostas, e tentamos prever o destino do lazer e da educação no século XXI, não dentro de um otimismo ingênuo, mas crendo que somente com uma nova sociedade, livre e igualitária, poderemos ter escolas e espaços de lazer onde o lúdico seja o princípio pedagógico Ver menos
Discutindo o momento atual, numa sociedade capitalista e baseada no neoliberalismo, criticamos o consumo do lazer, visto como mercadoria, e defendemos o livre brincar como direito da criança, previsto em Lei. Assim, apresentamos e avaliamos o Parque Lúdico do SESC-Itaquera dentro dessas categorias propostas, e tentamos prever o destino do lazer e da educação no século XXI, não dentro de um otimismo ingênuo, mas crendo que somente com uma nova sociedade, livre e igualitária, poderemos ter escolas e espaços de lazer onde o lúdico seja o princípio pedagógico Ver menos
Abstract: This is a case study about the SESC-Itaquera - S.P., where the relationships between the children attending the Playing Park and the existing toys have been analyzed and observed.
From a historical study on the concepts of toys, childhood, decreation and education, we have tried to... Ver mais Abstract: This is a case study about the SESC-Itaquera - S.P., where the relationships between the children attending the Playing Park and the existing toys have been analyzed and observed.
From a historical study on the concepts of toys, childhood, decreation and education, we have tried to establish a relationship of our historical inheritance with the present moment, demonstrating how, historicaUy, playing has been related to education. Discussing the present moment, in a capitalist society, based on neoliberalism, we criticize the consumption of recreation, considered as merchandise, and defend See playing as a child's privilege predicted by law.
Therefore, we present and evaluate the Playing Park of SESC-Itaquera as being in accordance with the proposed categories, and we attempt to foresee the future of recreation and education in the 21st century, not &am an innocent and optimistic point of view, but believing that only with the creation a new society, See and equalitarian, we will be able to have schools and recreation spaces where playing will be the pedagogical principle Ver menos
From a historical study on the concepts of toys, childhood, decreation and education, we have tried to... Ver mais Abstract: This is a case study about the SESC-Itaquera - S.P., where the relationships between the children attending the Playing Park and the existing toys have been analyzed and observed.
From a historical study on the concepts of toys, childhood, decreation and education, we have tried to establish a relationship of our historical inheritance with the present moment, demonstrating how, historicaUy, playing has been related to education. Discussing the present moment, in a capitalist society, based on neoliberalism, we criticize the consumption of recreation, considered as merchandise, and defend See playing as a child's privilege predicted by law.
Therefore, we present and evaluate the Playing Park of SESC-Itaquera as being in accordance with the proposed categories, and we attempt to foresee the future of recreation and education in the 21st century, not &am an innocent and optimistic point of view, but believing that only with the creation a new society, See and equalitarian, we will be able to have schools and recreation spaces where playing will be the pedagogical principle Ver menos
Espaço, brinquedo e educação : um estudo sobre o parque ludico do SESC/Itaquera-São Paulo
Telma Guadagnini
Espaço, brinquedo e educação : um estudo sobre o parque ludico do SESC/Itaquera-São Paulo
Telma Guadagnini
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra