Narrações em compasso pos-moderno : (dois romances latino-americanos)
Fernando Villarraga Eslava
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP V713n
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
199 p.
Orientador: Antonio Arnoni Prado
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: A partir da perspectiva teórica do pós-modernismo, procede-se à leitura critica de dois romances latino-americanos contemporâneos. Através da análise dos fatores que participam da composição estrutural e expressiva,
procura-se, então, entender como ambos os textos assimilam a lógica de seus... Ver mais Resumo: A partir da perspectiva teórica do pós-modernismo, procede-se à leitura critica de dois romances latino-americanos contemporâneos. Através da análise dos fatores que participam da composição estrutural e expressiva,
procura-se, então, entender como ambos os textos assimilam a lógica de seus referentes, como fazem deles substância da própria representação fictícia e, finalmente, como se afastam dos modelos narrativos que a tradição moderna gerou. A tese fundamental que circula nas páginas do trabalho é a de que as duas obras não apresentam nenhum vínculo com a
estética metafísica, pois o sentido da pelformance verbal e semiótica que nelas se realiza elimina toda conotação de busca essencial da verdade humana, de construção de universos utópicos ou materialização de vozes ignoradas. É esse o elo chave que as aproxima. Por isso, o sentido da interpretação é o de desvendar os jogos de linguagem que sustentam os
respectivos projetos romanescos, para colocar em destaque os principais artifícios da escrita que alteram o estatuto literário e estético do gênero Ver menos
procura-se, então, entender como ambos os textos assimilam a lógica de seus... Ver mais Resumo: A partir da perspectiva teórica do pós-modernismo, procede-se à leitura critica de dois romances latino-americanos contemporâneos. Através da análise dos fatores que participam da composição estrutural e expressiva,
procura-se, então, entender como ambos os textos assimilam a lógica de seus referentes, como fazem deles substância da própria representação fictícia e, finalmente, como se afastam dos modelos narrativos que a tradição moderna gerou. A tese fundamental que circula nas páginas do trabalho é a de que as duas obras não apresentam nenhum vínculo com a
estética metafísica, pois o sentido da pelformance verbal e semiótica que nelas se realiza elimina toda conotação de busca essencial da verdade humana, de construção de universos utópicos ou materialização de vozes ignoradas. É esse o elo chave que as aproxima. Por isso, o sentido da interpretação é o de desvendar os jogos de linguagem que sustentam os
respectivos projetos romanescos, para colocar em destaque os principais artifícios da escrita que alteram o estatuto literário e estético do gênero Ver menos
Resumen: A partir de Ia perspectiva teórica deI posmodernismo se realiza Ia lectura crítica de dos novelas latinoamericanas contemporáneas. Através dei análisis de los aspectos que participan de Ia composición estructural y expresiva se busca entender cómo ambos textos asimilan Ia lógica de sus...
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Resumen: A partir de Ia perspectiva teórica deI posmodernismo se realiza Ia lectura crítica de dos novelas latinoamericanas contemporáneas. Através dei análisis de los aspectos que participan de Ia composición estructural y expresiva se busca entender cómo ambos textos asimilan Ia lógica de sus referentes, cómo los transforman en substancia de Ia representación ficticia y, finalmente, cómo se alejan de los modelos narrativos que Ia tradición moderna consagró. La
tesis fundamental que circula en Ias páginas deI trabajo es Ia de que Ias dos obras no presentan ningún vínculo com Ia estética metafisica, pues el sentido de Ia performance verbal y semiótica que en elIas se realiza elimina toda connotación de búsqueda esencial de Ia verdad humana, de construcción de universos utópicos o de materialización de voces ignoradas. Es este el elemento clave que Ias aproxima. Por eso el sentido de Ia interpretación es el de desvendar los juegos de lenguaje que dan sustentación a Ios respectivos proyectos novelescos, para colocar en destaque, entonces, los principales artificios de Ia escritura que alteram eI estatuto literario y estético deI género Ver menos
tesis fundamental que circula en Ias páginas deI trabajo es Ia de que Ias dos obras no presentan ningún vínculo com Ia estética metafisica, pues el sentido de Ia performance verbal y semiótica que en elIas se realiza elimina toda connotación de búsqueda esencial de Ia verdad humana, de construcción de universos utópicos o de materialización de voces ignoradas. Es este el elemento clave que Ias aproxima. Por eso el sentido de Ia interpretación es el de desvendar los juegos de lenguaje que dan sustentación a Ios respectivos proyectos novelescos, para colocar en destaque, entonces, los principales artificios de Ia escritura que alteram eI estatuto literario y estético deI género Ver menos
Prado, Antonio Arnoni, 1943-2022
Orientador
Durigan, Jesus Antonio, 1946-2005
Avaliador
Boaventura, Maria Eugenia, 1947-
Avaliador
Morais, Marcia Marques de
Avaliador
Goulart, Audemaro Taranto, 1936-
Avaliador
Narrações em compasso pos-moderno : (dois romances latino-americanos)
Fernando Villarraga Eslava
Narrações em compasso pos-moderno : (dois romances latino-americanos)
Fernando Villarraga Eslava
Exemplares
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