Moda : costurando mulher e espaço publico. Estudo sobre a sociabilidade feminina na cidade de São Paulo 1913-1929
Maria Claudia Bonadio
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP B64m
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
186p. : il.
Orientador: Vera Hercilia (Vavy) Pacheco Borges
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar as relações entre mulheres das classes médias e elites
paulistanas com o espaço público na cidade de São Paulo, no período 1913-1929, através das crônicas de moda escritas por Marinette e publicadas na &vista Feminina entre 1914-1926, e dos anúncios do... Ver mais
paulistanas com o espaço público na cidade de São Paulo, no período 1913-1929, através das crônicas de moda escritas por Marinette e publicadas na &vista Feminina entre 1914-1926, e dos anúncios do... Ver mais
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar as relações entre mulheres das classes médias e elites
paulistanas com o espaço público na cidade de São Paulo, no período 1913-1929, através das crônicas de moda escritas por Marinette e publicadas na &vista Feminina entre 1914-1926, e dos anúncios do Mappin Stores divulgados no jomalO Estado de São Paulo, no período 1913-1929. Procuramos também identificar as alterações da sociabilidade feminina a partir de dois fatores fundamentais: a simplificação do traje ocorrida por volta de 1914 e a instalação da primeira loja de departamentos da cidade 1913 (um novo lugar para a prática da sociabilidade feminina). Objetivamos, assim, demonstrar a importância da moda e das casas de moda na ampliação do espaço aberto à presença e à movimentação da mulher na cidade de São Paulo, observando como a publicidade "vende" sociabilidade à mulher através dos anúncios da moda, da própria estratégia de
atração do consumidor inerente às lojas de departamento e ainda da lógica de mercado que rege a
imprensa feminina. Queremos demonstrar como os tradicionais papéis femininos de mãe, esposa e dona de casa, acabam por relegar à mulher o papel de consumidora/provedora do lar, costurando-a assim à cidade e mais especificamente ao seu centro comercial formado pelas ruas Direita, 15 de Novembro e São Bento, conhecido como "Triângulo" Ver menos
paulistanas com o espaço público na cidade de São Paulo, no período 1913-1929, através das crônicas de moda escritas por Marinette e publicadas na &vista Feminina entre 1914-1926, e dos anúncios do Mappin Stores divulgados no jomalO Estado de São Paulo, no período 1913-1929. Procuramos também identificar as alterações da sociabilidade feminina a partir de dois fatores fundamentais: a simplificação do traje ocorrida por volta de 1914 e a instalação da primeira loja de departamentos da cidade 1913 (um novo lugar para a prática da sociabilidade feminina). Objetivamos, assim, demonstrar a importância da moda e das casas de moda na ampliação do espaço aberto à presença e à movimentação da mulher na cidade de São Paulo, observando como a publicidade "vende" sociabilidade à mulher através dos anúncios da moda, da própria estratégia de
atração do consumidor inerente às lojas de departamento e ainda da lógica de mercado que rege a
imprensa feminina. Queremos demonstrar como os tradicionais papéis femininos de mãe, esposa e dona de casa, acabam por relegar à mulher o papel de consumidora/provedora do lar, costurando-a assim à cidade e mais especificamente ao seu centro comercial formado pelas ruas Direita, 15 de Novembro e São Bento, conhecido como "Triângulo" Ver menos
Abstract: This study aims at investigating the relationship of middle-class and elite women in São Paulo with
public space, in the period 1913-1929. This will be done through a study of fashion editorials signed by Marinette, published in the magazine &vista Feminina(from 1914 to 1926) and Mappin... Ver mais
public space, in the period 1913-1929. This will be done through a study of fashion editorials signed by Marinette, published in the magazine &vista Feminina(from 1914 to 1926) and Mappin... Ver mais
Abstract: This study aims at investigating the relationship of middle-class and elite women in São Paulo with
public space, in the period 1913-1929. This will be done through a study of fashion editorials signed by Marinette, published in the magazine &vista Feminina(from 1914 to 1926) and Mappin Storesads published in the newspaper O Estado de São Paulo (Erom 1913 to 1929). We sought to identify the changes in women's sociability looking at t Ver menos
public space, in the period 1913-1929. This will be done through a study of fashion editorials signed by Marinette, published in the magazine &vista Feminina(from 1914 to 1926) and Mappin Storesads published in the newspaper O Estado de São Paulo (Erom 1913 to 1929). We sought to identify the changes in women's sociability looking at t Ver menos
o fundamental elements: the simplification of women's wear that occurred around 1914 and the opening of São Paulo's first department store in 1913, which became then a new place for feminine sociability in the city. We had thus the objective of demonstrating the importance of fashion and fashion...
Ver mais
o fundamental elements: the simplification of women's wear that occurred around 1914 and the opening of São Paulo's first department store in 1913, which became then a new place for feminine sociability in the city. We had thus the objective of demonstrating the importance of fashion and fashion houses in the growth of the presence of women in São Paulo's public space, observing the following elements: how the publicity of that period "sells" sociability to women through fashion adverts; the strategies of consumer attraction
inherent to department stores; the market logic that underliés the feminine press. We want to show how traditional feminine roles, such as mother, housekeeper and wife, end up restricting women to a commercial center, known as the "Triangle", formed by the conjunction of the Direita, 15 de Novembro and São Bento streets Ver menos
inherent to department stores; the market logic that underliés the feminine press. We want to show how traditional feminine roles, such as mother, housekeeper and wife, end up restricting women to a commercial center, known as the "Triangle", formed by the conjunction of the Direita, 15 de Novembro and São Bento streets Ver menos
Moda : costurando mulher e espaço publico. Estudo sobre a sociabilidade feminina na cidade de São Paulo 1913-1929
Maria Claudia Bonadio
Moda : costurando mulher e espaço publico. Estudo sobre a sociabilidade feminina na cidade de São Paulo 1913-1929
Maria Claudia Bonadio
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra