Professores da Escola Publica de Carapicuiba : um estudo da periferia da Grande São Paulo
Marco Antonio Soares
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP So11p
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
201p. : il.
Orientador: Gilda Figueiredo Portugal Gouvea
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: O estudo de base sociológica, procurou levantar o perfil dos professores da rede pública estadual paulista sob os aspectos: Condição sócio-econômicocultural, Participação Institucional intra e extra-escolar, Formação Profissional, Atuação no Magistério e Concepção sobre seu Trabalho, e como...
Ver mais
Resumo: O estudo de base sociológica, procurou levantar o perfil dos professores da rede pública estadual paulista sob os aspectos: Condição sócio-econômicocultural, Participação Institucional intra e extra-escolar, Formação Profissional, Atuação no Magistério e Concepção sobre seu Trabalho, e como esses elementos constituintes influenciam sua visão profissional na unidade escolar. A pesquisa foi realizada com uma amostra de cento e treze pessoas dentro do estabelecimento de ensino, distribuídos nos períodos matutino, vespertino e noturno, em vinte escolas que mantinham o Ensino Médio no ano de 1997, na cidade de Carapicuiba, Região Metropolitana da Grande São Paulo. A análise dos dados evidenciaram que a maioria dos professores mantinham uma relação
de frente de trabalho com a educação escolar. Concluímos que o conceito de Intelligentsia utilizado por Karl Mannheim se aplica, em parte, ao corpo docente Ver menos
de frente de trabalho com a educação escolar. Concluímos que o conceito de Intelligentsia utilizado por Karl Mannheim se aplica, em parte, ao corpo docente Ver menos
Abstract: The study of sociological base, it tried to raise the São Paulo State School teachers profile under a set of features, namely: socio-economic-cultural conditions, intra and extra schooling participation, professional background, schooling involvement, work representation, and,...
Ver mais
Abstract: The study of sociological base, it tried to raise the São Paulo State School teachers profile under a set of features, namely: socio-economic-cultural conditions, intra and extra schooling participation, professional background, schooling involvement, work representation, and, consequently, how all these constituent elements influence their professional conceptions at the school
setting. The research was carried out taking into consideration a sample of hundred and thirteen individuals from twenty educational establishments, distributed in the morning, afternoon and evening periods which maintained high school classes in the year of 1997; these schooling contexts are located in the city of Carapicuiba, Greater São Paulo metropolitan region. The data analysis made evident that the majority of school teachers keep a relation of work front with the schooling education. We conclude that the concept of Intelligentsia utilized by Karl Mannheim apply, partly, to the teaching staff Ver menos
setting. The research was carried out taking into consideration a sample of hundred and thirteen individuals from twenty educational establishments, distributed in the morning, afternoon and evening periods which maintained high school classes in the year of 1997; these schooling contexts are located in the city of Carapicuiba, Greater São Paulo metropolitan region. The data analysis made evident that the majority of school teachers keep a relation of work front with the schooling education. We conclude that the concept of Intelligentsia utilized by Karl Mannheim apply, partly, to the teaching staff Ver menos
Professores da Escola Publica de Carapicuiba : um estudo da periferia da Grande São Paulo
Marco Antonio Soares
Professores da Escola Publica de Carapicuiba : um estudo da periferia da Grande São Paulo
Marco Antonio Soares
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra