Liberalismo e reforma educacional : os parametros curriculares nacionais
Rita de Cassia Ribeiro Barbosa
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP B234L
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
93 p.
Orientador: Maria Elizabete Sampaio Prado Xavier
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Neste trabalho analisamos a rearticu1ação da ideologia liberal para a manutenção do modo de produção capital destacando a centralidade da questão educacional nesse ideário. A educação foi apresentada ao longo da história do pensamento liberal como condição para o progresso individual e como...
Ver mais
Resumo: Neste trabalho analisamos a rearticu1ação da ideologia liberal para a manutenção do modo de produção capital destacando a centralidade da questão educacional nesse ideário. A educação foi apresentada ao longo da história do pensamento liberal como condição para o progresso individual e como fator essencial para a promoção do bem-estar geral. Em particular, os liberais atribuíram à educação escolar a tarefa de construir uma sociedade 'Justa", ou seja, o papel de realizar a integração social.Verificamos que as diretrizes da atual reforma educacional, nos âmbitos internacional e nacional estão impregnadas de objetivos ideológicos a pretexto de promover a "inclusão social". Desta forma, analisamos a ampliação da concepção de conteúdo escolar proposta pelos Parâmetros Curriculares do Brasil e sua função de legitimar a "nova ordem" econômica
Ver menos
Abstract: This work analyses the alteration of the liberal ideology in order to maintain the capitalist way of production. It emphsyses the centricity of the educational point concerning this thought. Education has been presented along the history of the liberal thought as an essential tool for the...
Ver mais
Abstract: This work analyses the alteration of the liberal ideology in order to maintain the capitalist way of production. It emphsyses the centricity of the educational point concerning this thought. Education has been presented along the history of the liberal thought as an essential tool for the individual progress and as a necessary item to promote the general well-being. The liberalist assigned to school education the task of building a "fair society", or, in other words, the role to perform the social integration.The current work verifies tOOt the guides for the present educational reform, both on national and international ambit, are inpregnated with ideological goals, under the pretext to perform the "social inclusion". Therefore, this dissertation analyses the enlargement of school contents conception, proposed by Brazil curricu1um guides and their function related with the legitimation ofthe "new economical order"
Ver menos
Liberalismo e reforma educacional : os parametros curriculares nacionais
Rita de Cassia Ribeiro Barbosa
Liberalismo e reforma educacional : os parametros curriculares nacionais
Rita de Cassia Ribeiro Barbosa
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra