Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril
Maria Elisa Vercesi de Albuquerque
DISSERTAÇÃO
r d
T/UNICAMP AL15p
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
169p. : il.
Orientador: Jose Mario Ortiz Ramos
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: Este trabalho analisa um fenômeno da publicidade na televisão brasileira - o caso das campanhas com o personagem Garoto Bombril - buscando compreender as razões de sua longevidade (22 anos). A pesquisa se desenvolve em torno de três linhas: o mapeamento do caso no campo da publicidade...
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Resumo: Este trabalho analisa um fenômeno da publicidade na televisão brasileira - o caso das campanhas com o personagem Garoto Bombril - buscando compreender as razões de sua longevidade (22 anos). A pesquisa se desenvolve em torno de três linhas: o mapeamento do caso no campo da publicidade (origem do ator, trajetória do anunciante, criação da campanha, desdobramentos ao longo do tempo); o estudo dos filmes comerciais (o formato esquete publicitário, a comicidade como matriz cultural); e o estudo do personagem no imaginário da TV (características e adaptabilidade ao meio). A análise aborda a diluição da fronteira entre publicidade e entretenimento e também a simbiose ator/personagem/marca, fatores apontados como causas da livre penetração desse personagem em instâncias restritas do cotidiano familiar, espaço onde se engendram e se articulam estratégias de ação social
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Abstract: This research results from a study of a brasilian advertising phenomenon on television - the campaig with the character Bombril Boy - trying to understand the reasons of its longevity. (22 years). The study xamines the circunstances under wich this campaing was created and developed; the...
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Abstract: This research results from a study of a brasilian advertising phenomenon on television - the campaig with the character Bombril Boy - trying to understand the reasons of its longevity. (22 years). The study xamines the circunstances under wich this campaing was created and developed; the actor's trajectory ; the form of the television spots; the use of the cultural matrix of comicality; the position of the character on TV environemment. This study also examines the dilution of boundary stones between advertising and entertainment, and the fusion actor/character/ trademark, wich are pointed like factors of free penetration in the quotidian space, where the social actions are engendered and articulated.
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Aberto
Ramos, José Mario Ortiz, 1950-2012
Orientador
Ridenti, Marcelo Siqueira, 1959-
Avaliador
Muller, Regina Polo, 1950-
Avaliador
Borelli, Silvia Helena Simões
Avaliador
Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril
Maria Elisa Vercesi de Albuquerque
Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril
Maria Elisa Vercesi de Albuquerque
Exemplares
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