Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril
Maria Elisa Vercesi de Albuquerque
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP AL15p
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
169p. : il.
Orientador: Jose Mario Ortiz Ramos
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: Este trabalho analisa um fenômeno da publicidade na televisão brasileira - o caso das campanhas com o personagem Garoto Bombril - buscando compreender as razões de sua longevidade (22 anos). A pesquisa se desenvolve em torno de três linhas: o mapeamento do caso no campo da publicidade...
Ver mais
Resumo: Este trabalho analisa um fenômeno da publicidade na televisão brasileira - o caso das campanhas com o personagem Garoto Bombril - buscando compreender as razões de sua longevidade (22 anos). A pesquisa se desenvolve em torno de três linhas: o mapeamento do caso no campo da publicidade (origem do ator, trajetória do anunciante, criação da campanha, desdobramentos ao longo do tempo); o estudo dos filmes comerciais (o formato esquete publicitário, a comicidade como matriz cultural); e o estudo do personagem no imaginário da TV (características e adaptabilidade ao meio). A análise aborda a diluição da fronteira entre publicidade e entretenimento e também a simbiose ator/personagem/marca, fatores apontados como causas da
livre penetração desse personagem em instâncias restritas do cotidiano familiar, espaço onde se engendram e se articulam estratégias de ação social Ver menos
livre penetração desse personagem em instâncias restritas do cotidiano familiar, espaço onde se engendram e se articulam estratégias de ação social Ver menos
Abstract: This research results from a study of a brasilian advertising phenomenon on television - the campaig with the character Bombril Boy - trying to understand the reasons of its longevity. (22 years). The study xamines the circunstances under wich this campaing was created and developed; the...
Ver mais
Abstract: This research results from a study of a brasilian advertising phenomenon on television - the campaig with the character Bombril Boy - trying to understand the reasons of its longevity. (22 years). The study xamines the circunstances under wich this campaing was created and developed; the actor's trajectory ; the form of the television spots; the use of the cultural matrix of comicality; the position of the character on TV environemment.
This study also examines the dilution of boundary stones between advertising and entertainment, and the fusion actor/character/ trademark, wich are pointed like factors of free penetration in the quotidian space, where the social actions are engendered and articulated. Ver menos
This study also examines the dilution of boundary stones between advertising and entertainment, and the fusion actor/character/ trademark, wich are pointed like factors of free penetration in the quotidian space, where the social actions are engendered and articulated. Ver menos
Ramos, José Mario Ortiz, 1950-2012
Orientador
Ridenti, Marcelo Siqueira, 1959-
Avaliador
Muller, Regina Polo, 1950-
Avaliador
Borelli, Silvia Helena Simões
Avaliador
Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril
Maria Elisa Vercesi de Albuquerque
Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril
Maria Elisa Vercesi de Albuquerque
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra