Design da interação em ambientes virtuais : uma abordagem semiótica
Osvaldo Luiz de Oliveira
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP OL4d
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
251p. : il.
Orientador: Maria Cecilia Calani Baranauskas
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Computação
Resumo: Ambientes virtuais. algumas vezes também denominados sistemas de realidade virtual, são ambientes computacionais que incorporam um certo estilo de interação Humano-Computador no qual os signos aos quais o ser humano é exposto são gerados pelo computador de maneira relativa ao "ponto de...
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Resumo: Ambientes virtuais. algumas vezes também denominados sistemas de realidade virtual, são ambientes computacionais que incorporam um certo estilo de interação Humano-Computador no qual os signos aos quais o ser humano é exposto são gerados pelo computador de maneira relativa ao "ponto de vista" de um participante individual. Dirigidos inicialmente a aplicações científicas e a simuladores de alto custo, hoje os ambientes virtuais são amplamente empregados em áreas tais como arquitetura, medicina, entretenimento, treinamento, educação, psicoterapia, visualização, modelagem digital de manufatmas, comunicação e até mesmo em arte graças basicamente à confluência de três fatores: a queda no custo dos recursos computacionais, o aumento de performance dos processadores e o desenvolvimento de algoritmos eficientes e robustos para computação gráfica e sonora. A pesquisa sobre ambientes virtuais conduzida até agora tem se fixado na melhoria da performance e da qualidade de resposta dos ambientes virtuais. A preocupação com o design da interação do ser humano em ambientes virtuais de forma abrangente é relativamente recente. Tendo como pano de fundo a Semiótica de Peirc, esta tese trata do design da interação do ser humano em ambientes virtuais propondo o entendimento destes ambientes e do próprio design como signo. Nós objetivamos primariamente o desenvolvimento de um modelo conceitual para interação em ambientes virtuais. o estabelecimento de princípios que governam esta interação e a criação de um método para design destes ambientes. Secundariamente. nós analisamos o potencial que o modelo conceitual proposto tem para ser aplicado a outras classes de software e como os princípios de design propostos podem ser utilizados num quadro de inferência lógica de questões remetidas a ambientes virtuais. Um protótipo de ambiente virtual que permite a crianças o desenvolvimento e a atuação em peças de teatro é desenvolvido para ilustrar os conceitos discutidos e para exemplificar na prática a aplicação destes conceitos
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Abstract: Virtual environments, also called virtual reality systems, are computational enviromnents that incorporate a style of Human-Computer interaction in which the signs to which hmnan beings are exposed, are generated by the computer in accordance with the ''point of view" of an individual...
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Abstract: Virtual environments, also called virtual reality systems, are computational enviromnents that incorporate a style of Human-Computer interaction in which the signs to which hmnan beings are exposed, are generated by the computer in accordance with the ''point of view" of an individual participant. Early directed to scientific applications and to high-cost simulators, nowadays the virtual enviromnents are broadly applied to fields such as architectme, medicine, enterta.inment, education, psychotherapy, visualization, digital modeling of manufactures, communication and even in arts because of the confluence of 3 factors: the decrease in the cost of computational resources, the increase in the performance of processors and the development of efficient and robust algorithms for graphics and sound processing. Research on virtual environments has so far put a focus on the improvement of performance and quality of the response from the system. Concem with the design of the interaction of the human being in virtual enviromnents in a broad way is recent. Having as a background the Semiotics of Pierce, this thesis deals with the design of interaction of the human being in virtual enviromnents proposing the understanding of these enviromnents and of the design itself as a sign. We aimed primarily the development of a conceptual model for the interaction in virtual environments, the establishment of interaction design principIes and the creation of a design method for such environments. Secondarily, we analyzed the potential that the proposed conceptual model in being applied to other software classes and how the design principIes proposed may be used in a framework of logica1 inference related to questions that have to do with virtual environments. A virtual enviromnent prototype which allows children the development and the acting in theater plays was developed to illustrate the discussed concepts and to exemplify by practice the application of these concepts.
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Baranauskas, Maria Cecilia Calani, 1954-
Orientador
Liesenberg, Hans Kurt Edmund, 1953-
Avaliador
Guimarães, Célio Cardoso, 1942-
Avaliador
Souza, Clarisse Sieckenius de
Avaliador
Prates, Raquel Oliveira
Avaliador
Menezes Neto, Philadelpho
Avaliador
Liesenberg, Hans Kurt Edmund, 1953-
Avaliador
Guimarães, Célio Cardoso, 1942-
Avaliador
Souza, Clarisse Sieckenius de
Avaliador
Prates, Raquel Oliveira
Avaliador
Menezes Neto, Philadelpho
Avaliador
Liesenberg, Hans Kurt Edmund, 1953-
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Guimarães, Célio Cardoso, 1942-
Avaliador
Souza, Clarisse Sieckenius de
Avaliador
Prates, Raquel Oliveira
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Menezes Neto, Philadelpho
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Liesenberg, Hans Kurt Edmund, 1953-
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Guimarães, Célio Cardoso, 1942-
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Souza, Clarisse Sieckenius de
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Prates, Raquel Oliveira
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Menezes Neto, Philadelpho
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Liesenberg, Hans Kurt Edmund, 1953-
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Guimarães, Célio Cardoso, 1942-
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Souza, Clarisse Sieckenius de
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Prates, Raquel Oliveira
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Menezes Neto, Philadelpho
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Liesenberg, Hans Kurt Edmund, 1953-
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Guimarães, Célio Cardoso, 1942-
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Souza, Clarisse Sieckenius de
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Prates, Raquel Oliveira
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Menezes Neto, Philadelpho
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Liesenberg, Hans Kurt Edmund, 1953-
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Guimarães, Célio Cardoso, 1942-
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Souza, Clarisse Sieckenius de
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Prates, Raquel Oliveira
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Menezes Neto, Philadelpho
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