A construção do canone critico sobre Fernando Pessoa : a critica de Adolfo Casais Monteiro
Caio Marcio Poletti Lui Gagliardi
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP G121c
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
223 p.
Orientador: Paulo Elias Allane Franchetti
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: É comum à critica contemporânea sobre Femando Pessoa assumir perspectivas e optar por mecanismos de análise que reportam inadvertidamente algumas dominantes criticas típicas da base da tradição que a precede. Devido à ausência de um estudo que objetive a dilucidação de seus mecanismos de...
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Resumo: É comum à critica contemporânea sobre Femando Pessoa assumir perspectivas e optar por mecanismos de análise que reportam inadvertidamente algumas dominantes criticas típicas da base da tradição que a precede. Devido à ausência de um estudo que objetive a dilucidação de seus mecanismos de apropriação e descrição, as análises
fundadoras do cânone critico pessoano passam a atuar como efeitos de sentido sobre as mais recentes, de modo pouco claro e, na maioria das vezes, prejudicial ao desenvolvimento de uma recepção mais transparente e aprofundada.
Considerando-a como uma das bases da fortuna critica sobre o autor, esta dissertação consiste no estudo da critica de Adolfo Casais Monteiro sobre Femando Pessoa. Mais especificamente, trata-se da delimitação de suas principais linhas de força
argumentativa, dos vetores teóricos que a influenciam e dos mecanismos de análise empregados na descrição da poesia de Pessoa. Resumidamente, ficam aparentes quatro diferentes pólos de tensão nessa critica, e que, ora mais, ora menos latentes, atuam de modo simultâneo sobre ela: a base geracional presencista, a critica de João Gaspar Simões,
o imanentismoeliotiano e a atração pela linguageme pela autovisão do criticado. O legado deixado por Casais Monteiro para os leitores contemporâneos de Pessoa é condicionado, em suma, pela tentativa de articulação desses pólos de tensão como
componentes dessa abordagemfundamental Ver menos
fundadoras do cânone critico pessoano passam a atuar como efeitos de sentido sobre as mais recentes, de modo pouco claro e, na maioria das vezes, prejudicial ao desenvolvimento de uma recepção mais transparente e aprofundada.
Considerando-a como uma das bases da fortuna critica sobre o autor, esta dissertação consiste no estudo da critica de Adolfo Casais Monteiro sobre Femando Pessoa. Mais especificamente, trata-se da delimitação de suas principais linhas de força
argumentativa, dos vetores teóricos que a influenciam e dos mecanismos de análise empregados na descrição da poesia de Pessoa. Resumidamente, ficam aparentes quatro diferentes pólos de tensão nessa critica, e que, ora mais, ora menos latentes, atuam de modo simultâneo sobre ela: a base geracional presencista, a critica de João Gaspar Simões,
o imanentismoeliotiano e a atração pela linguageme pela autovisão do criticado. O legado deixado por Casais Monteiro para os leitores contemporâneos de Pessoa é condicionado, em suma, pela tentativa de articulação desses pólos de tensão como
componentes dessa abordagemfundamental Ver menos
Abstract: Not informed.
Franchetti, Paulo, 1954-
Orientador
Franchetti, Paulo Elias Allane, 1954-
Orientador
Moisés, Carlos Felipe, 1942-
Avaliador
Osakabe, Haquira, 1939-2008
Avaliador
A construção do canone critico sobre Fernando Pessoa : a critica de Adolfo Casais Monteiro
Caio Marcio Poletti Lui Gagliardi
A construção do canone critico sobre Fernando Pessoa : a critica de Adolfo Casais Monteiro
Caio Marcio Poletti Lui Gagliardi
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