O conceito de desejo na filosofia de Gilles Deleuze
Cintia Vieira da Silva
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP Si38c
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
167 p.
Orientador: Luiz Benedicto Lacerda Orlandi
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: Partindo da idéia de que o desejo como produção, tal como concebido por Deleuze e Guattari em O Anti-Édipo, inscreve-se na elaboração da ontologia da diferença deleuzeana, fizemos um mapeamento dos elementos constituintes deste conceito e daqueles com os quais ele opera. Nossa pesquisa...
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Resumo: Partindo da idéia de que o desejo como produção, tal como concebido por Deleuze e Guattari em O Anti-Édipo, inscreve-se na elaboração da ontologia da diferença deleuzeana, fizemos um mapeamento dos elementos constituintes deste conceito e daqueles com os quais ele opera. Nossa pesquisa apoiou-se também na idéia de que tal conceito de desejo surge da crítica de Deleuze às filosofias da representação. Assim, o conceito de desejo seria fruto de todo o esforço teórico deleuzeano para construir uma filosofia da diferença que não a aprisione nas determinações do conceito, segundo uma repartição analógica e categorial do ser. Ao mesmo tempo, na elaboração deste conceito, surgem novos elementos (como a noção de corpo sem órgãos, que desdobra-se e se enriquece) para esta filosofia que, repudiando as figuras do negativo assim como toda instância transcendente, procura se constituir num plano de imanência
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Abstract: Considering that desire as production is intrinsic to the development of Deleuze's ontology of difference, this work delineates the elements that constitute this concept (as conceived by him and Guattari in Anti-Oedipus), as welI as the other concepts with which it operates. Emerging from...
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Abstract: Considering that desire as production is intrinsic to the development of Deleuze's ontology of difference, this work delineates the elements that constitute this concept (as conceived by him and Guattari in Anti-Oedipus), as welI as the other concepts with which it operates. Emerging from Deleuze's criticism of the philosophies of representation, the concept of desire can be considered a fruit of alI deleuzian theoretical effort to construct a philosophy of difference not imprisoned by concept determinations. At the same time, in the development of that concept, new elements appear (as the notion of body
without organs, which is enriched ) to this that, rejecting the negativity figures as welI as alI transcendent instance, tries to constitute itself in an immanence plan Ver menos
without organs, which is enriched ) to this that, rejecting the negativity figures as welI as alI transcendent instance, tries to constitute itself in an immanence plan Ver menos
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