A constituição da narrativa infantil e suas relações com a construção das noções espaço-temporais e causais
Maria Inesila Montenegro Sauer
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Sa85c
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
164p. : il.
Orientador: Rosely Palermo Brenelli
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Resumo: O objetivo do presente estudo foi o de verificar a relação entre a constituição da narrativa oral infantil, com começo, meio e fim articuladas e a construção das noções espaço-temporais e causais. A amostra foi constituída por
74 sujeitos de 4 a 8 anos de ... Ver mais Resumo: O objetivo do presente estudo foi o de verificar a relação entre a constituição da narrativa oral infantil, com começo, meio e fim articuladas e a construção das noções espaço-temporais e causais. A amostra foi constituída por
74 sujeitos de 4 a 8 anos de idade, matriculados na pré-escola e nos anos iniciais do ensino fundamental, do PRODECAD, Programa de Apoio a Criança e o Adolescente da UNICAMP. Para verificar o nível de elaboração de narrativa
aplicou-se duas sequências temporais: uma a ser elaborada livremente pelo sujeito, outra, apresentada pelo experimentador de forma incoerente. Para verificar o nível de operatoriedade nas noções de espaço-tempo e causalidade,
três provas piagetianas foram aplicadas: ¿Relacionamento das Perspectivas¿, ¿Idade das Árvores¿ e ¿Transmissões Mediatas e Transitividade¿, respectivamente. Elaborou-se critérios para analisar tanto a produção narrativa como as noções espaço temporais e vínculos causais implícitos na narrativa. A análise estatística dos resultados permitiu constatar uma significativa relação entre a constituição da narrativa e as noções espaço-temporais e causais, tanto implícitas na sequência temporal como nas provas piagetianas, indicando que altos índices das referidas noções correspondem à uma narrativa bem elaborada e baixos níveis determinam
somente descrição de fatos e personagens Ver menos
74 sujeitos de 4 a 8 anos de ... Ver mais Resumo: O objetivo do presente estudo foi o de verificar a relação entre a constituição da narrativa oral infantil, com começo, meio e fim articuladas e a construção das noções espaço-temporais e causais. A amostra foi constituída por
74 sujeitos de 4 a 8 anos de idade, matriculados na pré-escola e nos anos iniciais do ensino fundamental, do PRODECAD, Programa de Apoio a Criança e o Adolescente da UNICAMP. Para verificar o nível de elaboração de narrativa
aplicou-se duas sequências temporais: uma a ser elaborada livremente pelo sujeito, outra, apresentada pelo experimentador de forma incoerente. Para verificar o nível de operatoriedade nas noções de espaço-tempo e causalidade,
três provas piagetianas foram aplicadas: ¿Relacionamento das Perspectivas¿, ¿Idade das Árvores¿ e ¿Transmissões Mediatas e Transitividade¿, respectivamente. Elaborou-se critérios para analisar tanto a produção narrativa como as noções espaço temporais e vínculos causais implícitos na narrativa. A análise estatística dos resultados permitiu constatar uma significativa relação entre a constituição da narrativa e as noções espaço-temporais e causais, tanto implícitas na sequência temporal como nas provas piagetianas, indicando que altos índices das referidas noções correspondem à uma narrativa bem elaborada e baixos níveis determinam
somente descrição de fatos e personagens Ver menos
Abstract: The goal of this work was to verify the relation between the constitution of child oral narrative, with articulated beginning, middle and end, and the construction of causal and spatial notions. The sample was constituted by 74
people between the ages of 4... Ver mais Abstract: The goal of this work was to verify the relation between the constitution of child oral narrative, with articulated beginning, middle and end, and the construction of causal and spatial notions. The sample was constituted by 74
people between the ages of 4 and 8, enrolled in kindergarten and in the beginning of elementary school of PRODECAD. Program for Children and Teenager support
of Unicamp. In order to verify the narrative elaboration level, two temporal sequences were applied: one to be freely elaborated by the person, and another to be presented incoherently by the researcher. Three piagetian forms were used to identify the level of operation concerning space, time and causality: ¿Perspectives Relationship", "The age of Three" and ¿Mediate Transmission and Transitivity,
respectively. Criteria were elaborated to analyze both the narrative production and the spatial temporal notions, as well as the causal bonds implicit in the narrative. A statistical analysis of the results showed a meaningful relation between the narrative constitution and the spatial temporal and causal notions, implicit both in the temporal sequence and in the piagetian proofs. This show that high rates of the refereed notions correspond to a well elaborated narrative and low levels show only a description of facts and characters Ver menos
people between the ages of 4... Ver mais Abstract: The goal of this work was to verify the relation between the constitution of child oral narrative, with articulated beginning, middle and end, and the construction of causal and spatial notions. The sample was constituted by 74
people between the ages of 4 and 8, enrolled in kindergarten and in the beginning of elementary school of PRODECAD. Program for Children and Teenager support
of Unicamp. In order to verify the narrative elaboration level, two temporal sequences were applied: one to be freely elaborated by the person, and another to be presented incoherently by the researcher. Three piagetian forms were used to identify the level of operation concerning space, time and causality: ¿Perspectives Relationship", "The age of Three" and ¿Mediate Transmission and Transitivity,
respectively. Criteria were elaborated to analyze both the narrative production and the spatial temporal notions, as well as the causal bonds implicit in the narrative. A statistical analysis of the results showed a meaningful relation between the narrative constitution and the spatial temporal and causal notions, implicit both in the temporal sequence and in the piagetian proofs. This show that high rates of the refereed notions correspond to a well elaborated narrative and low levels show only a description of facts and characters Ver menos
A constituição da narrativa infantil e suas relações com a construção das noções espaço-temporais e causais
Maria Inesila Montenegro Sauer
A constituição da narrativa infantil e suas relações com a construção das noções espaço-temporais e causais
Maria Inesila Montenegro Sauer
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra