Escola : um espetaculo que se oferece ao olhar
Odilon Jose Roble
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP R571e
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
96f. : il.
Orientador: Aurea maria Guimarães
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Em uma das escolas que v;sitei para esse estudo, presenciei um espetáculo de teatro e dança que tinha, como tema, a rotina diária da própria escola. Esse espetáculo, encenado pelos alunos, levou-me às seguintes questões: que reflexões ocorreriam se imaginássemos o cotidiano da escola como...
Ver mais
Resumo: Em uma das escolas que v;sitei para esse estudo, presenciei um espetáculo de teatro e dança que tinha, como tema, a rotina diária da própria escola. Esse espetáculo, encenado pelos alunos, levou-me às seguintes questões: que reflexões ocorreriam se imaginássemos o cotidiano da escola como sendo um espetáculo? A que origens essa alegoria levaria? Como ela seria pertinente ao estudo em educação? A partir disso, realizei um cruzamento entre o universo que compõe um espetáculo e aquele próprio à escola, pondo em questto o tempo, o espaao, a estttica e os personagens. Tal alegoria levou-me a discorrer sobre os anseios das pessoas que convivem na escola, suas relaaçes com o mundo interno e externo, as influuncias que sofrem da pedagogia e do consumo, a formaaço de uma estttica peculiar da escola e seu cruzamento com outras. Allm do texto escrito, apresento imagens de obras de arte e, tambbm, fotografias e fotomontagens que produzi sobre o tema.
Abstract: At one of the schools I had visited for this study, I watched a theatre and dance acting, which had the school's daily routine as its theme. This acting performed by the students lead me to the following questioning: what reflections would occur had we imagined the daily school's routine as the spectacle? Where would this allegory take me? How would it be pertinent to the study of education? Hence, I crossed references between the universe that composes the spectacle and the school itself, questioning the time, the space, the aesthetic and the characters. Such allegory lead me to discuss the anxiety of the people living within the school, their relationship with the inner and outer world, and the pedagogy and consumption influences, the formation of a unique aesthetic of the school and their cross reference among all. Besides the written text, I present yet art images, photographs and photo assembly produced about the theme. Ver menos
Abstract: At one of the schools I had visited for this study, I watched a theatre and dance acting, which had the school's daily routine as its theme. This acting performed by the students lead me to the following questioning: what reflections would occur had we imagined the daily school's routine as the spectacle? Where would this allegory take me? How would it be pertinent to the study of education? Hence, I crossed references between the universe that composes the spectacle and the school itself, questioning the time, the space, the aesthetic and the characters. Such allegory lead me to discuss the anxiety of the people living within the school, their relationship with the inner and outer world, and the pedagogy and consumption influences, the formation of a unique aesthetic of the school and their cross reference among all. Besides the written text, I present yet art images, photographs and photo assembly produced about the theme. Ver menos
Escola : um espetaculo que se oferece ao olhar
Odilon Jose Roble
Escola : um espetaculo que se oferece ao olhar
Odilon Jose Roble
Exemplares
Nº de exemplares: 3
Não existem reservas para esta obra