Telecurso 2000 : reflexões sobre a incorporação da oralidade na aula de portugues em uma proposta de ensino a distancia
Monica Oliveira Santos
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP Sa59t
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
135p. : il.
Orientador: Denise Bertoli Braga
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O presente estudo investiga a incorporação da oralidade e o trabalho com as variedades lingüísticas Padrão e não-Padrão em teleaulas de Língua Portuguesa. A análise dessas questões tomou como corpus de pesquisa um programa de ensino à distância para adultos: o Telecurso 2000. O Telecurso,...
Ver mais
Resumo: O presente estudo investiga a incorporação da oralidade e o trabalho com as variedades lingüísticas Padrão e não-Padrão em teleaulas de Língua Portuguesa. A análise dessas questões tomou como corpus de pesquisa um programa de ensino à distância para adultos: o Telecurso 2000. O Telecurso, entre outras peculiaridades, destaca-se por explorar, em sua proposta pedagógica, uma orientação teórica inovadora para o ensino de Português, que enfatiza a relação fala-escrita a partir da incorporação de uma considerável variedade lingüística, que abrange desde os estilos de linguagem mais informais até os mais formais. Sabendo que a distância entre a proposta e a prática desses programas de ensino nem sempre é percorrida com sucesso, e no interesse de responder às nossas questões de pesquisa, buscamos verificar se a realização prática dessa proposta é coerente com seus pressupostos teóricos e em que medida tal proposta é inovadora no ensino de Língua Portuguesa
Ver menos
Resumen: El presente estudio investiga la incorporación de la oralidad y del trabajo con las variedades lingüísticas padrón y no-padrón en tele-aulas de Portugués. El análisis de estas cuestiones adoptó como corpus de investigación un programa de ensefíanza a distancia para adultos: el "Telecurso...
Ver mais
Resumen: El presente estudio investiga la incorporación de la oralidad y del trabajo con las variedades lingüísticas padrón y no-padrón en tele-aulas de Portugués. El análisis de estas cuestiones adoptó como corpus de investigación un programa de ensefíanza a distancia para adultos: el "Telecurso 2000". El Telecurso, entre otras peculiaridades, se caracteriza por explorar en su propuesta pedagógica una orientación teórica innovadora para la ensefíanza de Portugués, que trabaja la relación habla-escritura a partir de la incorporación de una variedad lingüística considerable, abarcando desde los estilos de lenguaje más informales hasta los más formales. Considerando que la "distancia" entre propuesta y práctica, en esos programas de ensefíanza, no siempre es recorrida com éxito, y con el interés de responder a nuestras propias preguntas de investigación, buscamos verificar si la realización de esta propuesta es coherente com sus presupuestos teóricos y, asimismo, evaluar en qué medida tal propuesta es innovadora en la ensefíanza del Portugués
Ver menos
Braga, Denise Bértoli, 1953-
Orientador
Silva, Lilian Lopes Martin da, 1955-
Avaliador
Mattos, Maria Augusta Bastos de, 1955-
Avaliador
Telecurso 2000 : reflexões sobre a incorporação da oralidade na aula de portugues em uma proposta de ensino a distancia
Monica Oliveira Santos
Telecurso 2000 : reflexões sobre a incorporação da oralidade na aula de portugues em uma proposta de ensino a distancia
Monica Oliveira Santos
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra