O professor de alunos com deficiência mental = concepções e prática pedagógica
Luciana Pacheco Marques
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP M348p
[The professor of students with mental deficiency]
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
214p. : il.
Orientador: Maria Teresa Egler Mantoan
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Neste trabalho busca-se compreender os efeitos de sentido da prática pedagógica e das concepções dos professores de alunos com deficiência mental sobre o ser humano, os processos de desenvolvimento e de aprendizagem e sobre a inserção dos alunos com tal deficiência em salas regulares de...
Ver mais
Resumo: Neste trabalho busca-se compreender os efeitos de sentido da prática pedagógica e das concepções dos professores de alunos com deficiência mental sobre o ser humano, os processos de desenvolvimento e de aprendizagem e sobre a inserção dos alunos com tal deficiência em salas regulares de ensino. Analisa-se o funcionamento dos discursos desses professores, movimentando-os em relação às diferentes formações discursivas historicamente constituídas sobre a deficiência mental e às das abordagens psicológicas de cunho objetivista e interacionista, apreendendo seu sentido de exclusão ou de inclusão. Apontam-se, assim, caminhos para movimentar os significados existentes nos discursos dos professores na busca de uma prática educacional menos limitante e estigmatizadora
Ver menos
Abstract: This research is aimed at the comprehension of the sense effects of the pedagogic praxis and the and the concepts that the teachers of mentally disabled students carry on about human being, development and learning processes and the insertion of students with such disability in regular...
Ver mais
Abstract: This research is aimed at the comprehension of the sense effects of the pedagogic praxis and the and the concepts that the teachers of mentally disabled students carry on about human being, development and learning processes and the insertion of students with such disability in regular classrooms. It is analysede how the discourse of these teachers work, by moving them in relation to different discoursive constructions about mental disability historically built and the psychological approaches from the objetivistic, subjetivistic and interationistic tendencies, leaning its sense of exclusion or inclusion.Ways are pointed out on how to move the existing meaning in the teachers discourses willing to build an educational praxis less limiting and prejudiced.
Ver menos
Mantoan, Maria Teresa Eglér, 1943-
Orientador
Boneti, Rita Vieira de F.
Avaliador
Pernambuco, Dea Lucia Campos
Avaliador
Araújo, Ulisses Ferreira de, 1962-
Avaliador
Brenelli, Rosely Palermo, 1949-
Avaliador
O professor de alunos com deficiência mental = concepções e prática pedagógica
Luciana Pacheco Marques
O professor de alunos com deficiência mental = concepções e prática pedagógica
Luciana Pacheco Marques
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra