A construção de sentidos na escrita do sujeito surdo
Marilia da Piedade Marinho Silva
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP Si38c
Campinas, SP : [s.n.], 1999.
107 p.
Orientador: Luci Banks Leite
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho discute a importância da lingua(gem) escrita na educação do sujeito surdo no contexto escolar, focalizando os aspectos coesivos nas _produções escritas desses sujeitos e apontando a relação de sentidos contida nos enunciados de suas produções textuais. Partindose de uma...
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Resumo: Este trabalho discute a importância da lingua(gem) escrita na educação do sujeito surdo no contexto escolar, focalizando os aspectos coesivos nas _produções escritas desses sujeitos e apontando a relação de sentidos contida nos enunciados de suas produções textuais. Partindose de uma reflexão sobre a educação dos surdos, discute-se a questão da lingua(gem) baseando-se nas proposições de Vygotslcy e Bakhtin, assumindo-se que somente por meio da lingua(gem) e da relação social é possível a significação do mundo pelo sujeito. Nesse sentido, a lingua(gem) tem um papel fundamental na construção da subjetividade desses sujeitos e no seu processo de construção de conhecimentos. Tomando a escrita como objeto de estudo, são analisadas oito redações de surdos em nível de escolaridade de 5a a 8a série, entre a faixa etária de 16 a 21 anos com o objetivo de observar os aspectos coesivos e o sentido da produção textual, conforme os estudos de Koch. Com base nas análises, percebe-se a interferência da Libras nas redações e a condição bilíngüe do surdo, intervindo de modo significativo na instância interativa monolingüe através dos textos escritos. Neste estudo, há a preocupação de chamar a atenção dos professores e dos profissionais que trabalham com surdos para a necessidade de reavaliar e tecer considerações a respeito da escrita, de modo a re-significar o trabalho pedagógico realizado nas instituições escolares. Finalmente aponta sumariamente, as hipóteses levantadas em relação ao texto escrito, assumindo que o surdo aprendiz de português não apresenta as mesmas características de escrita de um ouvinte e que a aprendizagem da lingua(gem) escrita faz-se necessária de modo a possibilitar a esses sujeitos a ampliação das condições de indivíduos singulares e sujeitos plurais no convívio social
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Abstract: This research discusses the importance of the written language in the education of the deaf person in the school context, focusing mainly on the cohesive aspects of their writings and pointing out to the relation of meaning contained in the statements of their textual production. Starting...
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Abstract: This research discusses the importance of the written language in the education of the deaf person in the school context, focusing mainly on the cohesive aspects of their writings and pointing out to the relation of meaning contained in the statements of their textual production. Starting from a reflection about the deaf' s education, the language question is discussed based on Vygotsky and Bakhtin proposals, assuming that only through language in social relationship this subject matter can be inserted in the world. In this way, language has a fundamental role in the construction of subjectivity of these people and in their process of knowledge construction Taking writing as an object of study, it is analysed eight compositions of deaf person of 5th to 8th series of fundamental education, aged 16 to 21 years old. The aim of the research is to launch hypothesis and to observe the cohesive aspects of the composition and the sense of textual production according to Koch's studies. Based on the analysis made, it is noticed the Libras interference in- composition and the bilingual condition of deaf person intervening in a significant way in the monolingual interative aspects through written texts. This research calls the attention of teachers and of the professionals who work with deaf person to the necessity of reappraisal and to formulate considerations referring to the writing, so that the pedagogical work made in the school institutions is improved. Finally, this research points out to hypothesis formulated in relation to written texts, assuming that the deaf apprentice of Portuguese language doesn't express the same characteristics of writing as the one who has no deafness problem, and that the writing language achievement is needed to make possible to them the enlargement of their condition of singular individuals and plural subjects in the social life
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Marilia da Piedade Marinho Silva
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