O ensinamento do "Alem-do-Homem" enquanto ideal estetico
Roberto de Almeida Pereira de Barros
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B278e
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
179p.
Orientador: Oswaldo Giacoia Junior
Tese aguardando autorização para liberação do texto completo no Repositório da Produção Científica e Intelectual da UNICAMP.
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: Em 1888, em Ecce Homo (EH), Nietzsche indica que o dionisíaco consiste no ato excelso de Assim falava Zaratustra (1883/85), mas ainda que, graças a superação dos antigos dogmas, à restauração do significado das noções de inspiração (Inspiration), de revelação (Offenbarung) e de simbolização,...
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Resumo: Em 1888, em Ecce Homo (EH), Nietzsche indica que o dionisíaco consiste no ato excelso de Assim falava Zaratustra (1883/85), mas ainda que, graças a superação dos antigos dogmas, à restauração do significado das noções de inspiração (Inspiration), de revelação (Offenbarung) e de simbolização, tornou-se possível a superação do homem contemporâneo e o Além-do-Homem (Übermensch) tomar-se a mais alta realidade (EH. Z. § 6). Estes afirmações aproximam Assim falava Zaratustra de O Nascimento da Tragédia (1872), primeira obra de Nietzsche, a qual ele, também em Ecce Homo, diz conter, quando considerado o âmbito de sua filosofia, inovações decisivas (EH. NT. § 1). Em O Nascimento da Tragédia o dionisíaco forma uma unidade indissolúvel com o apolíneo, enquanto manifestação livre dos impulsos naturais voltados, respectivamente, para o orgjástico sem medida e para a figuração, sendo que da união de ambos e da atenuação do primeiro pelo segundo gerou a arte grega, para Nietzsche uma das mais positivas formas de expressão e afirmação da existência. O reaparecimento do dionisíaco em Assim falava Zaratustra, relacionado ao pensamento fundamental desta obra, o pensamento do Eterno retorno do Mesmo, levanta a questão acerca do seu estatuto; se ele mantém ou altera os mesmos aspectos da obra inicial de Nietzsche. Segundo os pressupostos de O Nascimento da Tragédia, o Além-do-Homem pode ser interpretado como princípio apolíneo, posto como bela imagem que antecede e toma suportável a nova perspectiva da existência, posta pela morte de Deus e pelo pensamento do eterno retornar de todas as coisas. Este caráter apolíneo do ensinamento do Além-do-Homem aproxima-o também do traço ideal da arte grega, fonte de inspiração para Nietzsche e utilizada por ele como discurso contrário ao idealismo romântico e filosófico
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Abstract: Not informed
O ensinamento do "Alem-do-Homem" enquanto ideal estetico
Roberto de Almeida Pereira de Barros
O ensinamento do "Alem-do-Homem" enquanto ideal estetico
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