A nação e o anuncio : a representação do "brasileiro" na publicidade da copa do mundo
Edison Luiz Gastaldo
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP G217n
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
353p. : il.
Orientador: Etienne Ghislain Samain
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Este trabalho consiste em uma análise antropológica das representações culturais referentes ao "ser brasileiro" a partir dos anúncios publicitários veiculados no período da Copa do Mundo de 1998. A partir da abordagem antropológica de um corpus de 415 anúncios publicitários veiculados...
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Resumo: Este trabalho consiste em uma análise antropológica das representações culturais referentes ao "ser brasileiro" a partir dos anúncios publicitários veiculados no período da Copa do Mundo de 1998. A partir da abordagem antropológica de um corpus de 415 anúncios publicitários veiculados emjornais, revistas e televisão durante o período da Copa do Mundo, busco analisar as articulações de significados vinculados às representações do Brasil e dos brasileiros presentes nestes anúncios. Utilizando um paradigma hermenêutico antropológico, procuro construir uma "etnografia do mundo dos anúncios", visando a compreender a ideologia neles presente, bem como as representações da sociedade ali veiculadas, em aspectos como as relações de gênero, raciais, de classe e de trabalho, além de representações da religião e da magia, da nacionalidade, do poder econômico e da infância
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Abstract: This work consists in an anthropological analysis on the cultural representations about the "brazilian-ness': in the advertisements of the period of the "FIFA World Cup" of football of 1998. From an anthropological approach on a corpus of 415 advertisements published on newspapers,...
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Abstract: This work consists in an anthropological analysis on the cultural representations about the "brazilian-ness': in the advertisements of the period of the "FIFA World Cup" of football of 1998. From an anthropological approach on a corpus of 415 advertisements published on newspapers, magazines and television during the World Cup period, I search to analyse the articulations of meanings linked to the representations of Brazil and of brazilian people in these advertisements. From an hermeneutic anthropological paradigm, I search to construct an "ethnography of the advertisements world': seeking to understand the ideology present there, such as the representations of society, on issues like relations of gender, race, social class and work, as well as representations of religion and magic, nationality, economic power and childhood
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A nação e o anuncio : a representação do "brasileiro" na publicidade da copa do mundo
Edison Luiz Gastaldo
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