Avaliação retrospectiva dos pacientes atendidos e do tratamento oferecido no serviço de emergencias da FOP/UNICAMP entre os anos de 1989 e 1997
Rui Barbosa de Brito Junior
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP B777a
Piracicaba, SP : [s.n.], 2000.
77f.
Orientador: Jacks Jorge Junior
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Resumo: Os serviços de emergências odontológicas são oferecidos por várias instituições brasileiras. Entretanto não há estudos verificando a eficácia do tratamento emergencial e o tipo de atendimento recebido pelo paciente. Neste trabalho verificou-se o grau de eficácia do tratamento oferecido aos...
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Resumo: Os serviços de emergências odontológicas são oferecidos por várias instituições brasileiras. Entretanto não há estudos verificando a eficácia do tratamento emergencial e o tipo de atendimento recebido pelo paciente. Neste trabalho verificou-se o grau de eficácia do tratamento oferecido aos pacientes no SE da FOPIUNICAMP, o grau de adesão do paciente ao tratamento odontológico regular, antes e após a emergência e o nível da satisfação do paciente com o serviço. Foram examinados 509 pacientes que utilizaram o SE da FOPIUNICAMP entre os anos de 1989 e 1997. Os pacientes foram convidados para consulta, durante a qual foram entrevistados e passaram por exame clínico e radiográfico. As informações obtidas foram digitadas em banco de dados construido com auxílio de software EPI-INFO 6.04b@ e analisadas estatisticamente pelo mesmo programa. Dentre os 509 pacientes atendidos, antes do atendimento no SE da FOPIUNICAMP, 40,9% dos pacientes só comparecia ao dentista em caso de dor e 26,7% freqüentavam regularmente o consultório dentário. Depois da consulta, 43,6% dos pacientes passaram a freqüentar o dentista só em emergências e 28,7% regularmente. Muitos dos dentes tratados no SE da FOPIUNICAMP, no momento da entrevista estavam ausentes (32,2%) ou cariados (23,0%). A maioria dos pacientes (76,4%) relatou que seu problema havia sido resolvido após a consulta e 41,7% dos pacientes relataram que gostaram dos alunos do SE da FOPIUNICAMP. O grau de adesão dos pacientes ao tratamento odontológico regular não foi satisfatório, o atendimento emergencial não motivou um grande número de pacientes a cuidar melhor dos seus dentes, podem ter ocorrido falhas no tratamento oferecido no SE da FOPIUNICAMP ou na continuidade do tratamento após a emergência e a população usuária está satisfeita com o serviço recebido
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Abstract: The services of dental emergencies (ES) are offered by several Brazilian institutions. However there are no studies regarding the treatments given to the patients. In this work the rate of effectiveness of the treatment offered to the patients at ES at Dentistry School - University of...
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Abstract: The services of dental emergencies (ES) are offered by several Brazilian institutions. However there are no studies regarding the treatments given to the patients. In this work the rate of effectiveness of the treatment offered to the patients at ES at Dentistry School - University of Campinas (FOP fUNICAMP), the rate of adherence of the patient to the regular dental treatment before and after the emergency treatment and the leveI of the patient's satisfaction with the service were evaluated. The total of patients examined at the ES at FOPIUNICAMP ITom 1989 to 1997 was 509. The patients were recalled to receive a dental check-up. They were submitted to an interview and after that they went through a c1inical examination and radiographic inspection. The information obtained with this research were transferred to a database which used the software aid EPI-INFO 6. 04@ and it was statistically analyzed for the same programo Before this treatment at SE at FOPfUNICAMP, 40,9% ofthe total of 509 patients, used to go to the dentist just in case of pain, and 26,7% used to go to a dentistry evaluation on regular basis. After the emergency treatment, 43,6% of the patients continued to visit a dentist just in emergencies all situations and 28,7% did it regularly. We registered that many ofthe treated teeth at ES at FOPfUNICAMP were absent (32,2%) or with decays (23,0%). Most ofthe patients (76,4%) reported that their dental problem had been solved in emergency. The rate of adherence of the patients to the regular dental treatment was not satisfactory, the emergency service didn't motivate a great number of patients to take better care of their teeth, however apart ITom the fact that the patients were satisfied with the received treatment at the ES, they haven't had the chance to continue dental treatment after the emergency
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Jorge Junior, Jacks, 1962-
Orientador
Birman, Esther Goldenberg
Avaliador
Di Hipolito Junior, Oswaldo, 1944-2021
Avaliador
Avaliação retrospectiva dos pacientes atendidos e do tratamento oferecido no serviço de emergencias da FOP/UNICAMP entre os anos de 1989 e 1997
Rui Barbosa de Brito Junior
Avaliação retrospectiva dos pacientes atendidos e do tratamento oferecido no serviço de emergencias da FOP/UNICAMP entre os anos de 1989 e 1997
Rui Barbosa de Brito Junior
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Nº de exemplares: 1
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