Levantamento de sinais de desordem deficit de atenção/hiperatividade em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem academica
Marcia Maria Toledo
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP T575L
Campinas, SP : [s.n.], 1999.
140 p. : il.
Orientador: Sylvia Maria Ciasca
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo o levantamento e análise de possíveis sinais indicativos de Desordem e Déficit de Atenção/Hiperatividade, em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem acadêmica. Foram sujeitos da pesquisa, 40 crianças, cursando entre a 2a e 4a séries do primeiro...
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Resumo: Esta dissertação teve por objetivo o levantamento e análise de possíveis sinais indicativos de Desordem e Déficit de Atenção/Hiperatividade, em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem acadêmica. Foram sujeitos da pesquisa, 40 crianças, cursando entre a 2a e 4a séries do primeiro grau, de escolas públicas da região de Campinas, com média etária de 10 anos e 6 meses, de ambos os sexos subdivididas em dois grupos: 20 crianças sem queixa específica e 20 crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem. Estas foram encaminhadas ao Ambulatório de Neuro-Dificuldade de Aprendizagem, do Departamento de Neurologia, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, e avaliadas através de medidas cognitivas, percepto-motoras, neuropsicológicas e comportamentais. Os critérios comportamentais foram levantados segundo a opinião dos pais e professores, através do DSM-IY. Os resultados foram analisados em termos descritivos e de significância entre os grupos. No grupo de estudo, onde os problemas foram mais evidenciados, constatou-se a predominância do sexo masculino. O nível cognitivo entre os dois .grupos foi significativamente diferente, contudo, dentro da variação normal de inteligência. Os resultados das provas revelar~m que as crianças com queixa apresentaram, maior dificuldade em atenção sustentada, seletiva, organização perceptiva, planejamento e modulação de estratégia, e também dispenderam mais tempo para execução do trabalho. Através dos critérios comportamentais do DSM-IV, constatou-se que pais e professores observaram cada comportamento de maneira significativamente diferente, sendo que pais apontaram mais sinais de hiperatividade que os professores; no entanto, foram os sinais de Inatenção que mais estiveram presentes, tanto em casa quanto na escola. A importância de considerar -se a observação dos comportamentos das crianças, em dois contextos diferentes, mostrou-se imprescindível no diagnóstico do quadro de Desordem e Déficit de Atenção/ Hiperatividade
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Abstract: This study had the purpose of finding and analyzing possible indicative signals on Attention Deficit Hyperactivity Disorder, in children referred as having academic learning disorder. 40-second, third, fourth-public school graders, average age 10 years, 6 months old, of both sexes, living...
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Abstract: This study had the purpose of finding and analyzing possible indicative signals on Attention Deficit Hyperactivity Disorder, in children referred as having academic learning disorder. 40-second, third, fourth-public school graders, average age 10 years, 6 months old, of both sexes, living in the area of Campinas were subjected to the survey. They were divided. in two groups: 20 children who are sucessful in school, not revealing any special learning, physical or behavioral problems; 20 children having difficulties in school, although no physical or behavioral difficulties were reported. The latter were referred to the Clinic for Learning Disable Children ofthe Departament ofNeurology of the Faculty ofMedical Sciences ofthe State University of Campinas (UNICAl
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P) . They were analyzed with cognitive, perceptual-motor, neuropsychological and behavioral measures. The behavioral criteria were collected according to parents and teachers opinions, through . DSM-IV. The results were analyzing in descriptive and significant terms between the groups. The group...
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P) . They were analyzed with cognitive, perceptual-motor, neuropsychological and behavioral measures. The behavioral criteria were collected according to parents and teachers opinions, through . DSM-IV. The results were analyzing in descriptive and significant terms between the groups. The group studied found out that the problems were more evident in male children. The cognitive leveI between both groups was significantly difIerent, however, in normal intelligence variation patterns. The test results showed that children referred as having learning disorder had more difficulty in sustained and selective attention, perceptual organization, planning and modulation of strategy, in addition to depending on time to do the task. Through DSM-IV behavioral criteria, it was found out that parents and teachers observe each behavior in a significantly different way. Parents indicated more hyperactivity signals than the teachers, however, It were the Inatention signals that were more evident, not only at home but also .at school. The importance of considering children's behavior observation, into two difIerent contexts, was necessary in Attention Deficit Hyperactivity Disorder diagnosis
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