O relacionamento medico-paciente : implicações educacionais
Florindo Stela
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP St38r
Campinas, SP : [s.n.], 1983.
137f. ; 28 cm.
Orientador: Marconi Freire Montezuma
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Pretende analisar as implicações educacionais contidas no relacionamento médico-paciente. Por ser esta uma área potencialmente significativa para a psicologia da educação. Como propósito foi estabelecido em primeiro lugar que o médico se torne mais preparado para ver o doente como pessoa....
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Resumo: Pretende analisar as implicações educacionais contidas no relacionamento médico-paciente. Por ser esta uma área potencialmente significativa para a psicologia da educação. Como propósito foi estabelecido em primeiro lugar que o médico se torne mais preparado para ver o doente como pessoa. Numa abordagem holística superando a tradicional visão fragmentária; e em segundo lugar, que se evidenciem as possibilidades educativas inerentes a prática médica. O diagnóstico clínico e o tratamento - ambos efetuados de forma adequada - exigem que o médico considere o paciente em sua totalidade, ou seja, em sua unidade bio-psíquica e socialmente situado; e para isso, ele precisa estabelecer com o doente uma relação dialógica. Essa relação além de permitir o fluxo natural das informações por parte do paciente se constituirá numa oportunidade do médico propor mudanças de atitudes ao paciente e a si.
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Abstract: Not informed.
O relacionamento medico-paciente : implicações educacionais
Florindo Stela
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