Psicopedagogia no ambiente hospitalar : um estudo de crianças com dificuldades de aprendizagem
Silvia Maria Riceto Ronchim
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP R667p
Campinas, SP : [s.n.], 1999.
130p. : il.
Orientador: Gislene de Campos Oliveira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: o objetivo deste estudo foi verificar qual o perfil das crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem, encaminhadas a um hospital público, e identificar o que aconteceu com elas após diagnosticado o problema e feito o encaminhamento para tratamento. Para a realização do presente...
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Resumo: o objetivo deste estudo foi verificar qual o perfil das crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem, encaminhadas a um hospital público, e identificar o que aconteceu com elas após diagnosticado o problema e feito o encaminhamento para tratamento. Para a realização do presente estudo, foi obtida uma amostra de 83 prontuários de pacientes que compareceram, no ano de 1998, ao Ambulatório de Neurologia I Distúrbios de Aprendizagem, da disciplina de Neurologia Infantil, do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Traçou-se, então, o perfil das crianças que procuraram este Serviço. Foi feita uma entrevista com o responsável pela criança e, em alguns casos, enviou-se pelo correio um questionário para verificar se a criança ainda possuía dificuldades de aprendizagem. Realizou-se, também, entrevistas com a Equipe de Neurologia, procurando caracterizar o diagnóstico e o encaminhamento dados a estas crianças. Com as informações obtidas, foram feitas análises para estabelecer as relações entre queixa, QI, idade, sexo, situação escolar e outras características da criança com dificuldades de aprendizagem. Dos 83 pacientes apenas 49 (59,0%) informaram a situação atual da criança em relação às queixas. Após análise estatística dos dados, verificou-se que 97,94% das crianças ainda possuem dificuldades de aprendizagem. Observou-se também, que quase 50% destas crianças foram encaminhadas ao psicopedagogo, mas o tratamento não foi realizado pela dificuldade em encontrar especialistas em serviço público
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Abstract: The aim of this study was to verific the profile of the children with complaints of learning difficultys, sent to a public hospital and what happened with them afie r diagnosis of the problem and guided to treatment. For the accomplishment of the present study it was obtained a sample of...
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Abstract: The aim of this study was to verific the profile of the children with complaints of learning difficultys, sent to a public hospital and what happened with them afie r diagnosis of the problem and guided to treatment. For the accomplishment of the present study it was obtained a sample of 83 patient charts attended in the year of 1998 at the Neurology Clinic I Learning Disabilitys, Division of Pediatric Neurology, Department of Neurology of the Medical Sciences School - Campinas State University - Unicamp. It was traced the profile of the children that looked for this Service. It was made an interview with the responsible person for the child and, in some cases, it was sent by mail a questionnaire to verify he/she still having learning difficultys. They were also made interviews with the Neurology Team trying to characterize the diagnosis and guidance gave to those children. With the obtained information, they were made analyses to establish the relationships among: complaints, IQ, age, sex, school situation and other characteristics of the child with learning difficultys. Of the 83 patients only 49 (59,0%) informed the child current situation in relationship the complaints. Afier statistical analysis of the data, it was find that 97,94% children continued to have complaints of learning difficultys. It was also observed that almost 50% of this children were guided to psychopedagogue, but they did not obtained treatment due difficulty to find this specialty on a public service
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Psicopedagogia no ambiente hospitalar : um estudo de crianças com dificuldades de aprendizagem
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