Desenvolvimento motor : analise do saltar e cair e do subir e descer em crianças de 24 a 36 meses de idade frequentadoras de creches municipais
Leila Cordeiro Nassif
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP N188d
Campinas, SP : [s.n.], 1999.
101 p.
Orientador: Jorge Sergio Perez Gallardo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Os objetivos específicos deste estudo foram oferecer um instrumento para a análise das habilidades subir e descer degraus em crianças de 24 a 36 meses de idade e apresentar uma análise diagnóstica do desenvolvimento motor de crianças, nessa mesma faixa etária, nas habilidades de saltar e...
Ver mais
Resumo: Os objetivos específicos deste estudo foram oferecer um instrumento para a análise das habilidades subir e descer degraus em crianças de 24 a 36 meses de idade e apresentar uma análise diagnóstica do desenvolvimento motor de crianças, nessa mesma faixa etária, nas habilidades de saltar e cair e subir e descer degraus. A metodologia empregada no estudo consistiu na combinação da pesquisa bibliográfica com a pesquisa de campo, da qual participaram um total de 20 crianças divididas em 2 grupos: um deles com 8 crianças (4 meninas e 4 meninos), para a análise do saltar e cair (salto horizontal); outro grupo com 12 crianças (3 meninas e 9 meninos), para a análise do subir e descer degraus. As crianças foram filmadas executando as referidas habilidades motoras fundamentais na própria creche. A decodificação dos dados foi efetuada com o auxílio de um videocassete e de uma televisão e o registro dos mesmos foi feito em fichas de avaliação. Para a habilidade saltar/cair foram confeccionadas 3 fichas, uma para cada fase do salto. Para as habilidades de subir e descer degraus foram elaboradas 2 fichas, uma para cada habilidade, com base nos dados do estudo piloto. A análise de todas as habilidades foi dividida em 3 componentes: membros superiores; cabeça/tronco; membros inferiores e quadril. Os resultados foram apresentados de duas maneiras: descritivamente e quantitativamente na forma de porcentagens e mostraram que não houve uma homogeneidade nos estágios de desenvolvimento (em relação aos componentes analisados) apresentados pelas crianças nas habilidades estudadas. Verificou-se também que grande parte delas encontrava-se num estágio de desenvolvimento superior àquele esperado para essa faixa etária, de acordo com a literatura consultada. Isso indica que o professor de Educação Física deve considerar e respeitar as particularidades de cada indivíduo, além de selecionar implementos apropriados antes de propor um programa de ensino voltado para a faixa etária de 24 a 36 meses
Ver menos
Abstract: The general objective of this study was to offer support to the realization of Physical Education programs for two to three-year old children who attend municipalday nurseries, based on their characteristics, necessities and interests. The methodology applied on this study consisted in the...
Ver mais
Abstract: The general objective of this study was to offer support to the realization of Physical Education programs for two to three-year old children who attend municipalday nurseries, based on their characteristics, necessities and interests. The methodology applied on this study consisted in the combination of bibliographic and field researches, in which 20 children have participated. The childrenwere divided into two groups: the first group with 8 children (4 girls and 4 boys), in order to analyze the skill of jumping / falling (horizontal jump); and the second group with 12 children (3 girls and 9 boys), in order to analyze the skill of climbingup/down the steps. The children were filmed when executing those fundamental motor skills, inside the day nursery. The data decodification was executed with the help of a videotape recording and television; their registers were written on evaluation cards. For jumping/falling skill, 3 evaluation cards were elaborated, one for each jumping phase. For climbing up/down the steps skills 2 evaluation cards were elaboreted, one for each skill, based on pilot study data. The skills' analysis was divided into 3 components: superior limb; head/body trunk; inferior limd and hip. The results were presented in two ways: descriptively and quantitatively, in percentage amount, and they showed that there wasn't any homogeneity in the children's development phasis of those skills. It indicates that the Physical Education teacher must consider and respect the particularities of each individualas well as select approprite material before suggesting a teaching program to the 24-36
month aged grou Ver menos
month aged grou Ver menos
Desenvolvimento motor : analise do saltar e cair e do subir e descer em crianças de 24 a 36 meses de idade frequentadoras de creches municipais
Leila Cordeiro Nassif
Desenvolvimento motor : analise do saltar e cair e do subir e descer em crianças de 24 a 36 meses de idade frequentadoras de creches municipais
Leila Cordeiro Nassif
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra