Genese de "a herança"
Beteizabete de Brito
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP B777g
Campinas, SP : [s.n.], 1999.
151p. : il.
Orientador: Ingedore Grunfeld Villaça Koch
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Neste trabalho, estudei a gênese dos poemas de «A Herança", de Zila Mamede, buscando compreender como se estabelece o processo escritural, através dos acréscimos, das supressões e das substituições contidos nos manuscritos autógrafos. Perseguindo os traços redacionais, tentei perceber o...
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Resumo: Neste trabalho, estudei a gênese dos poemas de «A Herança", de Zila Mamede, buscando compreender como se estabelece o processo escritural, através dos acréscimos, das supressões e das substituições contidos nos manuscritos autógrafos. Perseguindo os traços redacionais, tentei perceber o texto poético se inventando, se revelando, paradigmaticamente se compondo, até finalmente se fixar sob a forma estável, como texto definitivo, dado a público. Além dos vestígios pontuais de fixação do discurso interior, procurei encontrar nexos nas instâncias da escritura entre
herói e autor e observar a linguagem se constituindo no processo criador. O suporte teórico para realização deste trabalho procede da Genética Textual, da Lingüística, bem como da Teoria Literária Ver menos
herói e autor e observar a linguagem se constituindo no processo criador. O suporte teórico para realização deste trabalho procede da Genética Textual, da Lingüística, bem como da Teoria Literária Ver menos
Abstract: In this thesis I study the genesis ai the poems fiam " A Herança" by Zila Mamede, attempting to understand how the writing process is built through addings, suppressions and substitutions detected in manuscrips. In so doing I tried to perceive how the poetic text is reivented, revealing...
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Abstract: In this thesis I study the genesis ai the poems fiam " A Herança" by Zila Mamede, attempting to understand how the writing process is built through addings, suppressions and substitutions detected in manuscrips. In so doing I tried to perceive how the poetic text is reivented, revealing itself as a paradigm that is being built until it finally fits into a stable form, as a definite text given to the public. Besides the signs of the interior discourse, I attempted to find links between hero and author and the creative process of language. The theorethical basis I use comes from Textual Genetic, Linguistics and Literary Theory
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