Desenho e escrita : duas formas de manifestação de um querer-dizer
Adriana de Paula
ARTIGO
Português
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir o papel do desenho no processo de aquisição da linguagem escrita de M. L, autora de uma vasta produção de desenhos e textos escritos que se encontram arquivados no banco de dados do Projeto "A relevância teórica dos dados singulares no processo de aquisição...
Ver mais
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir o papel do desenho no processo de aquisição da linguagem escrita de M. L, autora de uma vasta produção de desenhos e textos escritos que se encontram arquivados no banco de dados do Projeto "A relevância teórica dos dados singulares no processo de aquisição da linguagem escrita", desenvolvido desde 1992 no IEL/Unicamp. Através desse acompanhamento longitudinal, buscamos marcas do trabalho individual de M. L. com a escrita e com o desenho que possam ser tomadas como indícios de um estilo em construção. Tomando como ponto de partida a busca de singularidades na produção textual de M. L, a análise dos dados foi baseada no paradigma indiciário de investigação (cf. Ginzburg, 1986; Abaurre et al., 1997) e na concepção de estilo defendida por Possenti (1988), bem como na teoria dos gêneros do discurso de Bakhtin (1979 [1953]) e ancorou-se em uma concepção sócio-histórica de linguagem (cf. Franchi, 1987)
Ver menos
Abstract: The purpose of this articleis to discuss, based on the analysis of data from a longitudinal corpus, the role of drawing in the process of written language acquisition by M. L., the author of a wide production of drawings and written texts filed in the data bank of the project "The...
Ver mais
Abstract: The purpose of this articleis to discuss, based on the analysis of data from a longitudinal corpus, the role of drawing in the process of written language acquisition by M. L., the author of a wide production of drawings and written texts filed in the data bank of the project "The theoretical relevance of singular data in the process of written language acquisition", conducted since 1992 at IEL/Unicamp. In the course of our analysis we searched for features characteristic of M. L.'s individual work with writing and drawing which could be taken as evidences of a style under construction. Taking as a starting point the quest for singularities in M.L.'s text production, the analysis of the data was based on the clue paradigm of investigation (see Ginzburg, 1986, Abaurre at alli, 1997), on the notion of style proposed by Possenti (1988), as well as on Bakhtin's (1953/1979) theory of discourse genres, and was anchored in a social-historical conception of language (see Franchi, 1987)
Ver menos
Aberto
Paula, Adriana de
Autor
Texto completo: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/1185
Desenho e escrita : duas formas de manifestação de um querer-dizer
Adriana de Paula
Desenho e escrita : duas formas de manifestação de um querer-dizer
Adriana de Paula
Fontes
Revista percursos linguísticos (Fonte avulsa) |