Estratégias de elaboração textual em produções de alunos do ProFIS na Unicamp : um estudo transversal do período 2012 - 2022
Wagner Silva de Oliveira
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP OL4e
[Text elaboration strategies in the productions of ProFIS students at Unicamp]
Campinas, SP : [s.n.], 2025.
1 recurso online (175 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Inês Signorini
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: A pesquisa tema desta dissertação de mestrado, situada no campo da Linguística Aplicada, tem como objetivo investigar as estratégias de elaboração textual utilizadas por alunos do curso ProFIS (Programa de Formação Interdisciplinar Superior), da Unicamp, em textos produzidos para responder a...
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Resumo: A pesquisa tema desta dissertação de mestrado, situada no campo da Linguística Aplicada, tem como objetivo investigar as estratégias de elaboração textual utilizadas por alunos do curso ProFIS (Programa de Formação Interdisciplinar Superior), da Unicamp, em textos produzidos para responder a um exercício de leitura/escrita de função diagnóstica aplicado no período de 2012 a 2022. O ProFIS é um curso interdisciplinar de nível superior oferecido aos estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas da cidade de Campinas – SP, cuja seleção é realizada por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após o seu término, os estudantes podem pleitear vagas destinadas aos alunos do ProFIS em cursos de graduação da Unicamp, sem precisar passar pelo exame vestibular. O corpus da pesquisa é formado por textos produzidos em um exercício de leitura/escrita de função diagnóstica no contexto da disciplina "LA 083 - Leitura e Produção de Textos Acadêmicos I", a partir do segundo ano de funcionamento do ProFIS, em anos alternados: 2012, 2014, 2016, 2018, 2020 e 2022; totalizando 701 produções, que integram o banco de textos e excertos digitalizados e anonimizados ProCorp (ProFIS Corpus de aprendiz). O método foi construído a partir da análise linguística proposta por Bezerra e Reinaldo (2020), em quatro níveis: sequencial-composicional, enunciativo, semântico e argumentativo. Sob essa perspectiva, os aspectos mais frequentes e relevantes identificados nas produções dos escreventes formaram 23 categorias de análise divididas dentre os quatro níveis citados. Por meio de análises qualitativas e quantitativas (Mcenery; Wilson, 1996), as 701 produções tiveram seus aspectos classificados nessas categorias, o que nos permitiu identificar padrões de elaboração adotados pelos estudantes em suas produções. A variação do emprego desses padrões de elaboração ao longo dos anos focalizados pela pesquisa foi observada por meio de uma análise transversal, o que nos permitiu chegar a quatro principais estratégias utilizadas pelos estudantes: limitar-se ao enunciado da questão; expandir o enunciado da questão; relacionar-se com a notícia lida; e apoiar-se em uma formalidade pressuposta. Espera-se que a identificação dessas estratégias contribua para dar suporte às práticas de letramento acadêmico-científico de professores e pesquisadores em formação na universidade, particularmente os ingressantes provenientes da escola pública, como no caso dos alunos do curso ProFIS
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Abstract: The research topic of this master's dissertation, situated in the field of Applied Linguistics, aims to investigate the textual elaboration strategies used by students of the ProFIS course (Interdisciplinary Higher Education Program), at Unicamp, in texts produced in response to a...
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Abstract: The research topic of this master's dissertation, situated in the field of Applied Linguistics, aims to investigate the textual elaboration strategies used by students of the ProFIS course (Interdisciplinary Higher Education Program), at Unicamp, in texts produced in response to a diagnostic reading/writing exercise applied from 2012 to 2022. ProFIS is an interdisciplinary higher education course offered to students who attended public high schools in the city of Campinas, SP, whose selection is carried out through the National High School Exam (Enem). After completing the course, students can apply for vacancies reserved for ProFIS students in undergraduate programs at Unicamp, without having to take the entrance exam called "vestibular". The research corpus consists of texts produced in a diagnostic reading/writing exercise in the context of the course "LA 083 - Reading and Writing of Academic Texts I," from the second year of the ProFIS program's operation, in alternating years: 2012, 2014, 2016, 2018, 2020, and 2022; totaling 701 productions, which are part of the ProCorp digitalized and anonymized text and excerpt bank (ProFIS Learner Corpus). The method was built based on the linguistic analysis proposed by Bezerra and Reinaldo (2020), at four levels: sequential-compositional, enunciative, semantic, and argumentative. From this perspective, the most frequent and relevant aspects identified in the students' productions formed 23 categories of analysis divided among the four levels mentioned. Through qualitative and quantitative analyses (Mcenery; Wilson, 1996), the 701 productions had their aspects classified into these categories, allowing us to identify patterns of elaboration adopted by the students in their productions. The variation in the use of these elaboration patterns over the years focused on by the research was observed through a cross-sectional analysis, which allowed us to identify four main strategies used by the students: limiting themselves to the statement of the question; expanding the statement of the question; relate to the news read; and relying on an assumed formality. The identification of these strategies is expected to support the academic-scientific literacy practices of teachers and researchers in training at the university, particularly those incoming from public schools, such as the ProFIS students
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Estratégias de elaboração textual em produções de alunos do ProFIS na Unicamp : um estudo transversal do período 2012 - 2022
Wagner Silva de Oliveira
Estratégias de elaboração textual em produções de alunos do ProFIS na Unicamp : um estudo transversal do período 2012 - 2022
Wagner Silva de Oliveira