Neografia racial, leituras e representações : literatura amadiana em diálogo com a pedagogia de Paulo Freire
Edson Fabiano dos Santos
TESE
Português
T/UNICAMP Sa59n
[Racial neography, readings, and representations]
Campinas, SP : [s.n.], 2025.
1 recurso online (264 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Sandra Fernandes Leite
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho tem como objetivo demonstrar que o método de alfabetização proposto por Paulo Freire e suas concepções sobre a aprendizagem podem ser implementados no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), utilizando-se da literatura, em especial da literatura amadiana, como...
Ver mais
Resumo: Este trabalho tem como objetivo demonstrar que o método de alfabetização proposto por Paulo Freire e suas concepções sobre a aprendizagem podem ser implementados no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), utilizando-se da literatura, em especial da literatura amadiana, como instrumento de comunicação pedagógica. Considera-se, nesse processo, as intertextualidades presentes em cada romance, as quais possibilitam uma abordagem educativa dialógica e contextualizada. Além disso, busca-se evidenciar, a partir da análise de determinadas obras, a existência de uma neografia racial na estrutura argumentativa das produções literárias e artísticas de autores e autoras negras. Nesse sentido, propõe-se o conceito de "neografia racial", que se configura como uma contribuição inédita deste trabalho, e que pode estar presente no processo de alfabetização. Tal abordagem sustenta a importância do protagonismo dessas vozes na construção de uma educação libertadora, alinhada aos pressupostos freirianos. A pesquisa fundamenta-se na análise bibliográfica de romances e excertos da literatura amadiana, bem como na contribuição metodológica da pedagogia freiriana aplicada à alfabetização de jovens e adultos. Enfatiza-se, sobretudo, a perspectiva freiriana de "ler o mundo" como parte essencial do processo de aprendizagem
Ver menos
Abstract: This work aims to demonstrate that the alphabetization method proposed by Paulo Freire and his conceptions of learning can be implemented in the context of Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos [EJA]), using literature, especially Jorge Amado's literature, as an...
Ver mais
Abstract: This work aims to demonstrate that the alphabetization method proposed by Paulo Freire and his conceptions of learning can be implemented in the context of Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos [EJA]), using literature, especially Jorge Amado's literature, as an instrument of pedagogical communication. In this process, we consider the intertextualities present in each novel, which allow for a dialogical and contextualized educational approach. Furthermore, by analyzing certain works, the intention is to highlight the existence of a racial neography in the argumentative structure of literary and artistic productions by black authors. In this sense, the concept of "racial neography" is proposed, which is an unprecedented contribution to this work. This approach supports the importance of the protagonism of these voices in the construction of a liberating education, in accordance with Paulo Freire's presuppositions. The research is founded on a bibliographical analysis of novels and excerpts from Amadiana's literature, as well as on the methodological contribution of Freirean pedagogy applied to the literacy of young people and adults. Above all, the Freirean perspective of "reading the world" as an essential part of the learning process is emphasized
Ver menos
Aberto
Leite, Sandra Fernandes, 1968-
Orientador
Pinto Junior, Arnaldo, 1968-
Avaliador
Soares, Leopoldo Rocha
Avaliador
Silva, Marcelo Donizete da
Avaliador
Miguel, Rebeca Signorelli, 1988-
Avaliador
Neografia racial, leituras e representações : literatura amadiana em diálogo com a pedagogia de Paulo Freire
Edson Fabiano dos Santos
Neografia racial, leituras e representações : literatura amadiana em diálogo com a pedagogia de Paulo Freire
Edson Fabiano dos Santos