Apontamentos e percursos metodológicos nas pesquisas do estado da arte em educação matemática
Rodrigo Medeiros dos Santos, Dario Fiorentini
ARTIGO
Português
[Methodological notes and pathways on state of the art research in mathematics education]
Resumo: Diante da crescente necessidade de organização, sintetização e mapeamento da produção acadêmica em Educação Matemática, aliada à progressiva popularização das pesquisas do tipo estado da arte no Brasil, este artigo busca apresentar e discutir pressupostos e apontamentos teóricos referentes à...
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Resumo: Diante da crescente necessidade de organização, sintetização e mapeamento da produção acadêmica em Educação Matemática, aliada à progressiva popularização das pesquisas do tipo estado da arte no Brasil, este artigo busca apresentar e discutir pressupostos e apontamentos teóricos referentes à metodologia da pesquisa na modalidade consagrada sob a denominação de estado da arte. Para tanto, um ensaio teórico é desenvolvido no intuito de destacar as principais etapas, adversidades e especificidades dentro desta modalidade de investigação. São descritos e discutidos em detalhes os procedimentos metodológicos para o garimpo da produção, as bases de dados, a seleção das variáveis e seus tipos, a composição das categorias temáticas e, por fim, a técnica de análise conhecida como Análise de Conteúdo. Os aspectos de caráter prático são destacados, sobretudo no que tange o processo de pré-análise, que inclui as fases de definição dos descritores para direcionar as buscas a serem realizadas; localização dos bancos de pesquisas em bibliotecas digitais e sites de busca; o estabelecimento de critérios para a seleção do material; o efetivo levantamento das pesquisas catalogadas; a leitura sistemática e exploratória dos textos, com elaboração de sínteses preliminares; a organização do relatório de estudo compondo a sistematização das sínteses; e a elaboração das conclusões preliminares. Os principais resultados destacam a complexidade do processo de classificação das variáveis do estudo por meio da técnica de análise de conteúdo; a composição das categorias temáticas, que desponta como um dos maiores desafios nesta modalidade investigativa; e, por fim, a necessidade de produção de novos dados com base nos dados coligidos. Esta produção manifesta-se na medida em que as pesquisas são analisadas e desta análise despontam novos conhecimentos e informações que só são possíveis a partir de inventários dessa natureza
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Abstract: In view of the growing need for organizing, synthesizing and mapping academic production in Mathematics Education, coupled with the progressive popularization of state-of-the-art research in Brazil, this article seeks to present and discuss theoretical assumptions and notes regarding the...
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Abstract: In view of the growing need for organizing, synthesizing and mapping academic production in Mathematics Education, coupled with the progressive popularization of state-of-the-art research in Brazil, this article seeks to present and discuss theoretical assumptions and notes regarding the research methodology known as state of the art. Therefore, a theoretical essay is developed in order to highlight the main stages, adversities and specificities within this type of investigation. The methodological procedures for mining the production, the databases, the selection of variables and their types, the composition of the thematic categories and, finally, the analysis technique known as Content Analysis are described and discussed in detail. Practical aspects are highlighted, especially with regard to the pre-analysis process, which includes the definition stages of the descriptors to direct the searches to be carried out; location of research banks in digital libraries and search engines; the establishment of criteria for the selection of the material; the effective survey of cataloged research; systematic and exploratory reading of the texts, with the preparation of preliminary summaries; the organization of the study report composing the synthesis systematization; and the elaboration of preliminary conclusions. The main results highlight the complexity of the process of classifying the study variables using the content analysis technique; the composition of the thematic categories, which emerges as one of the greatest challenges in this investigative modality; and, finally, the need to produce new data based on the collected data. This production manifests itself as research is analyzed and from this analysis emerge new knowledge and information that are only possible from inventories of this nature
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Aberto
Apontamentos e percursos metodológicos nas pesquisas do estado da arte em educação matemática
Rodrigo Medeiros dos Santos, Dario Fiorentini
Apontamentos e percursos metodológicos nas pesquisas do estado da arte em educação matemática
Rodrigo Medeiros dos Santos, Dario Fiorentini
Fontes
Boletim cearense de educação e história da matemática (Fonte avulsa) |