"Puta não tem amiga"? : afetos, conflitos e o imperativo de inimizade nas políticas da prostituição feminina
Adriely Clarindo Cattani
TESE
Português
T/UNICAMP C544p
["Whores don’t have friends"?]
Campinas, SP : [s.n.], 2025.
1 recurso online (412 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Adriana Gracia Piscitelli
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Esta tese trata das gramáticas emocionais e dos processos formativos que atravessam as políticas da prostituição feminina. Diante da difusão de imperativos que incentivam a inimizade entre prostitutas, e informam que prostitutas não têm ou não podem ter amigas, analisa-se como tais...
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Resumo: Esta tese trata das gramáticas emocionais e dos processos formativos que atravessam as políticas da prostituição feminina. Diante da difusão de imperativos que incentivam a inimizade entre prostitutas, e informam que prostitutas não têm ou não podem ter amigas, analisa-se como tais preceitos, junto às relações de amizade, embates, conflitos e afetos contraditórios incidem na formação dos vínculos entre elas, assim como nos processos pedagógicos que visam ao "aprender a ser prostituta". A partir das investigações sobre emoções e práticas cotidianas manejadas por prostitutas, desenvolvo meu principal argumento de que o espírito bélico, usualmente observado nas negociações entre prostitutas e o Estado, também se apresenta de maneira estruturante nas interações entre trabalhadoras sexuais, sendo fundamental na constituição das políticas da prostituição. Para sustentar este argumento, as análises estão ancoradas em uma etnografia multissituada realizada em Campinas, no interior do estado de São Paulo; Belém, capital do estado do Pará; e nas cidades de Lisboa e Braga, em Portugal. A partir desses locais, apresento as conexões, semelhanças e diferenças nas regras de ação, modelos relacionais e dos afetos mobilizados tanto entre grupos de prostitutas politicamente organizadas, como o Grupo de Prostitutas do Pará e o Movimento de Trabalhadorxs do Sexo em Portugal, quanto entre aquelas cuja experiência na prostituição, popularmente denominada de "luxo", se constrói distante dessas organizações. Em todos os espaços investigados, os imperativos de inimizade surgiam a partir de diferentes enunciados que consideravam as prostitutas como classe perigosa, e eram internalizados por elas na organização das gramáticas emocionais e na regulação afetos e das interações. Eles eram propagados por prostitutas, clientes, proprietários e funcionários dos estabelecimentos em que elas atuavam, e, ao se atrelar às disputas por clientes e às desconfianças relacionadas a concorrência inerente ao trabalho, visavam a produção de isolamento entre as trabalhadoras sexuais. O meu segundo argumento é que, ao mesmo tempo, esses imperativos não suplantavam a existência de circuitos de cuidado mútuo, alianças estratégicas e relações de amizade baseadas na articulação das diferenças, que atendiam às necessidades práticas do cotidiano e contribuíam para negociações de poder com o Estado, patrões, clientes e com grupos de prostitutas concorrentes. Além disso, frente às constantes reivindicações formuladas por parte das interlocutoras da pesquisa, as análises sobre negociações e dinâmicas conflitivas se estenderam às relações estabelecidas entre prostitutas e a Universidade, resultando na construção de um capítulo analítico escrito a partir da abordagem colaborativa com uma delas que questiona noções de autoria e princípios éticos. Ao compreender que suas relações não se baseavam na ausência de interesse e disputas, tampouco eram capazes de transcender ou ignorar as diferenças entre si para que atingissem seus objetivos, o conjunto do material etnográfico me levou a concluir que a amizade, assim como as inimizades e conflitos, compõem processos pedagógicos no quais, através do embate, elas aprendem a negociar seu lugar na prostituição. Assim, as políticas da prostituição são operadas através da concomitância entre a linguagem do conflito e da confiança, que podem tanto desafiar normas quanto reproduzi-las de diferentes maneiras
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Abstract: This thesis addresses the emotional grammars and formative processes that permeate the politics of female prostitution. Considering the diffusion of imperatives that encourage enmity among prostitutes, informing them that prostitutes do not have or cannot have friends, it analyzes how such...
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Abstract: This thesis addresses the emotional grammars and formative processes that permeate the politics of female prostitution. Considering the diffusion of imperatives that encourage enmity among prostitutes, informing them that prostitutes do not have or cannot have friends, it analyzes how such precepts, along with relationships of friendship, clashes, conflicts, and contradictory affections, impact the formation of bonds between them, as well as the pedagogical processes aimed at "learning to be a prostitute." Based on investigations into the emotions and everyday practices managed by prostitutes, I develop my main argument that the warlike spirit, usually observed in negotiations between prostitutes and the State, also presents itself structurally in the interactions between sex workers, being fundamental to the constitution of prostitution politics. To support this argument, the analyses are grounded in multisituated ethnography carried out in Campinas, in the interior of São Paulo state; Belém, the capital of Pará state; and in the cities of Lisbon and Braga, in Portugal. From these locations, I present the connections, similarities, and differences in the rules of action, relational models, and affections mobilized both among politically organized groups of prostitutes, such as the Prostitutes Group of Pará and the Sex Workers Movement in Portugal, as well as among those whose experience of prostitution, popularly referred to as "luxury," is constructed far from these organizations. In all the investigated spaces, the imperatives of enmity arose from different statements that regarded prostitutes as a dangerous class and were internalized by them in the organization of emotional grammar and in the regulation of affections and interactions. These were propagated by prostitutes, clients, owners, and employees of the establishments where they worked, and, by being linked to client disputes and suspicions related to the inherent competition of the work, aimed at the production of isolation among sex workers. My second argument is that, at the same time, these imperatives did not surpass the existence of circuits of mutual care, strategic alliances, and friendships based on the articulation of differences, which met the practical needs of everyday life and contributed to power negotiations with the State, employers, clients, and competing groups of prostitutes. In this sense, in light of the constant demands made by the interlocutors of the research, the analyses of negotiations and conflicting dynamics extended to the relationships established between prostitutes and the University, resulting in the construction of an analytical chapter written from a collaborative approach with one of the interlocutors who questions notions of authorship and ethical principles. By understanding that their relationships were not based on the absence of interests and disputes, nor were they able to transcend or ignore the differences among them to achieve their goals, the entire ethnographic material led me to conclude that friendship, as well as enmities and conflicts, constitute pedagogical processes in which, through clashes, they learn to negotiate their place in prostitution. Thus, prostitution politics are operated through the concomitance of the language of conflict and trust, which can both challenge norms and reproduce them in different ways
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Aberto
Piscitelli, Adriana Gracia, 1954-
Orientador
Silva, Ana Paula da
Avaliador
Murray, Laura Rebecca
Avaliador
Padovani, Natália Corazza, 1982-
Avaliador
Beleli, Iara Aparecida, 1955-
Avaliador
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Adriely Clarindo Cattani
"Puta não tem amiga"? : afetos, conflitos e o imperativo de inimizade nas políticas da prostituição feminina
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