Modelo conceitual para leitura crítica de visualizações de informação jornalísticas
Ana Luisa Marrocos Leite
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP L536m
[Conceptual model for critical reading of information visualizations]
Campinas, SP : [s.n.], 2025.
1 recurso online (388 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Marcelo El Khouri Buzato
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo produzir subsídios teóricos e práticos para um trabalho de leitura crítica de visualizações de informação jornalísticas nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Visualizações de informação (também conhecidas por outras extensões terminológicas como...
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Resumo: Esta dissertação tem como objetivo produzir subsídios teóricos e práticos para um trabalho de leitura crítica de visualizações de informação jornalísticas nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Visualizações de informação (também conhecidas por outras extensões terminológicas como "visualização de dados" e "narrativas de dados") são formas semióticas que convertem dados quantitativos em representações gráfico-visuais convencionadas para expor, narrar, explorar ou argumentar sobre certo fenômeno social. Trata-se de gêneros que têm origem em bancos de dados e que são crescentemente inseridos em diversas esferas sociodiscursivas no Brasil e no mundo. Sua produção está ligada às influentes práticas do Big Data, ciência de dados que vem penetrando rapidamente inúmeras esferas sociodiscursivas, como, por exemplo, a do Jornalismo, sem que se tenha suficientes subsídios teóricos e práticos a seu respeito, até mesmo na Linguística Aplicada brasileira. Visando a contribuir para a eliminação dessa lacuna, foi realizada uma ampla revisão teórica sobre esses gêneros em diferentes disciplinas e campos de prática profissional e uma discussão sobre como podem ser inseridos numa visão de texto e leitura compatíveis com a epistemologia da linguagem vigente na Linguística Aplicada. Desenvolveu-se, a partir dessa discussão, um modelo conceitual específico de leitura crítica de visualizações de informação, assim como uma taxonomia básica dos tipos de gráficos empregados nas visualizações jornalísticas e uma descrição detalhada da sua "gramática" fundamental. Com base nesses achados, desenvolveu-se um protocolo de suporte à condução da atividade de leitura crítica, cuja operacionalização foi aplicada a dois exemplos específicos de infovis, visando a ilustrar sua utilidade. Concluiu-se que é possível tratar visualizações de informação jornalísticas como textos e/ou discursos em sala de aula, a despeito de suas especificidades e complexidade semiótica, integrando atividades de leitura crítica de visualizações que circulam em contexto jornalístico à formação dos estudantes do Ensino Médio, de modo a compatibilizar essa prática de letramento com as competências de leitura esperadas entre estudantes dessa faixa etária (e previstas, inclusive, pela BNCC). A pesquisa, tipificada como um estudo exploratório, está situada no paradigma qualitativo, tendo-se realizado etapa de pesquisa bibliográfica e, ainda, documental. A seleção do corpus empírico se deu em função da busca por visualizações de informação jornalísticas que empregassem exemplos de gráficos elencados como parte da taxonomia-síntese e sobre os quais se pudesse ilustrar o trabalho subjetivo e retórico realizado pelo designer. A escolha por visualizações do Nexo Jornal se justifica pelo fato de este veículo realizar um trabalho importante e pioneiro no Brasil com visualizações de informação
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Abstract: The present work aims to provide theoretical and practical support for critical reading of journalistic information visualizations in Portuguese language classes at the high school level. Information visualizations (also known by other terminological variations such as "data visualization"...
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Abstract: The present work aims to provide theoretical and practical support for critical reading of journalistic information visualizations in Portuguese language classes at the high school level. Information visualizations (also known by other terminological variations such as "data visualization" and "data narratives") are semiotic forms that convert quantitative data into standardized graphic-visual representations to expose, narrate, explore, or argue about a given social phenomenon. These genres originate from databases and are increasingly incorporated into various socio-discursive spheres in Brazil and worldwide. Their production is closely linked to the influential practices of Big Data, a data science field that is rapidly penetrating different socio-discursive spheres, such as Journalism, without sufficient theoretical and practical foundations to support its understanding, even within Brazilian Applied Linguistics. To help address this gap, an extensive theoretical review was conducted on these genres across different disciplines and professional practice fields, along with a discussion on how they can be incorporated into a textual and reading approach compatible with the epistemology of language in Applied Linguistics. Based on this discussion, a specific conceptual model for critical reading of information visualizations was developed, along with a basic taxonomy of the types of graphs used in these visualizations and a detailed description of their fundamental "grammar." From these findings, a support protocol was designed to guide the critical reading process, which was then applied to two specific visualization examples to illustrate its usefulness. The study concludes that journalistic information visualizations can be treated as texts and/or discourses in the classroom, despite their semiotic complexity and specific characteristics. It is possible to integrate critical reading activities of journalistic visualizations into high school students' education, aligning this literacy practice with the expected reading competencies for this age group (as outlined in the Brazilian National Common Curricular Base – BNCC). This research, classified as an exploratory study, follows a qualitative paradigm, including bibliographic and documentary research. The selection of the empirical corpus was based on the search for journalistic information visualizations that employed examples of graphs listed in the proposed taxonomy and that could illustrate the rhetorical and subjective work carried out by the designer. The choice of Nexo Jornal visualizations is justified by the fact that this media outlet plays a significant and pioneering role in producing information visualizations in Brazil
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Modelo conceitual para leitura crítica de visualizações de informação jornalísticas
Ana Luisa Marrocos Leite
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