Concepções de professores de Ciências da Natureza no contexto da História e Filosofia da Ciência
Antonio Marcos de Souza, Josane Batalha Sobreira da Silva, Ana Maria Falcão de Aragão
ARTIGO
Português
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as concepções dos professores de Ciências (Física, Química e Biologia) de duas escolas da educação básica, ensino médio, localizadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais. A pesquisa apresenta resultados sobre como a História e Filosofia da Ciência é...
Ver mais
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as concepções dos professores de Ciências (Física, Química e Biologia) de duas escolas da educação básica, ensino médio, localizadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais. A pesquisa apresenta resultados sobre como a História e Filosofia da Ciência é considerada pelos professores da área de Ciências. A motivação para tal trabalho se deve à importância da inserção do tema nas aulas de ensino médio e devido às discussões e estudos de uma disciplina do curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática durante o primeiro semestre de 2019 na Universidade Estadual de Campinas. Este trabalho, de natureza qualitativa, está dividido em duas partes. Os dados da primeira e segunda parte foram obtidos através de um questionário composto de perguntas abertas. Em sua primeira parte, procurou-se investigar quem são os professores que ministram aula de Ciências (Física, Química e Biologia) nas escolas, apresentando o perfil dos professores participantes. Os dados obtidos permitiram conhecer: a formação dos professores, faixa etária, distribuição por sexo, tempo de experiência como docente e se já fez pós-graduação. Na segunda é realizada a análise das respostas (concepções) dos professores sobre a importância da História e Filosofia da Ciência. Após a análise das respostas da segunda parte foi possível verificar que alguns professores discutem o tema História e Filosofia da Ciência em sala; a maioria considera importante o tema; nenhum deles participou de algum curso de formação contínua relacionado ao tema e, de forma unânime, gostariam de participar de um curso sobre a História e Filosofia da Ciência
Ver menos
Abstract: The objective of this work is to analyze the conceptions of the professors of Sciences (Physics, Chemistry and Biology) of two schools of basic education, high school, located in states of São Paulo and Minas Gerais. The research presents results on how the History and philosophy of...
Ver mais
Abstract: The objective of this work is to analyze the conceptions of the professors of Sciences (Physics, Chemistry and Biology) of two schools of basic education, high school, located in states of São Paulo and Minas Gerais. The research presents results on how the History and philosophy of science is considered by the professors of sciences. The motivation for such work is due to the importance of the insertion of the subject in the high school classes and due to the discussions and studies of a Postgraduate course in Science and Mathematics teaching during the first semester of 2019 at the State University of Campinas. This work, of a qualitative nature, is divided into two parts. The data of the first and second part were obtained through a questionnaire composed of open questions. In its first part, we sought to investigate who are the teachers that teach Science (Physics, Chemistry and Biology) in schools, presenting the profile of the participating teachers. The data obtained allowed us to know: teacher training, age group, distribution by sex, time of experience as a teacher and whether or not she did postgraduate studies. In the second one the analysis of the answers (conceptions) of the teachers on the importance of History and Philosophy of Science is carried out. After analyzing the answers of the second part it was possible to verify that some teachers discuss the theme History and Philosophy of Science in room; most consider the theme important; none of them participated in any ongoing training course related to the subject and, unanimously, would like to participate in a course on the History and Philosophy of Science. Keywords: Teachers of Natural Sciences. Teacher Training
Ver menos
Aberto
Concepções de professores de Ciências da Natureza no contexto da História e Filosofia da Ciência
Antonio Marcos de Souza, Josane Batalha Sobreira da Silva, Ana Maria Falcão de Aragão
Concepções de professores de Ciências da Natureza no contexto da História e Filosofia da Ciência
Antonio Marcos de Souza, Josane Batalha Sobreira da Silva, Ana Maria Falcão de Aragão
Fontes
Cadernos de educação: reflexões e debates (Fonte avulsa) |