Autorregulação da aprendizagem : adaptação e evidências de validade de instrumentos para universitários brasileiros
Soely Aparecida Jorge Polydoro, Adriane Martins Soares Pelissoni, Camila Alves Fior, Pedro Sales Luís Rósário
ARTIGO
Português
[Self-regulated learning]
[Autorregulación del aprendizaje]
Resumo: O objetivo desse estudo é apresentar as adaptações transculturais para a realidade brasileira e as evidências de validade de três instrumentos direcionados à compreensão da autorregulação da aprendizagem em estudantes do ensino superior: Inventário de Processos de Autorregulação da...
Ver mais
Resumo: O objetivo desse estudo é apresentar as adaptações transculturais para a realidade brasileira e as evidências de validade de três instrumentos direcionados à compreensão da autorregulação da aprendizagem em estudantes do ensino superior: Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA), Questionário de Instrumentalidade da Autorregulação da Aprendizagem (QIAR) e Questionário de Autoeficácia para a Autorregulação da Aprendizagem (QAEAR). As etapas envolvidas no presente estudo foram: (1) traduções das escalas de suas versões portuguesas e adaptações de itens ao contexto brasileiro; (2) análise das propriedades psicométricas das três escalas. As evidências de validade foram obtidas através da Análise Fatorial Exploratória realizada com uma amostra de 2006 estudantes, matriculados em instituições públicas e privadas, em cursos de áreas de conhecimento distintas. Os três instrumentos adaptados para o Brasil confirmaram a unidimensionalidade das escalas e a permanência do mesmo número de itens das versões portuguesas. Os coeficientes de consistência interna também se mostraram satisfatórios. Os resultados sugerem que as versões brasileiras do IPAA, do QIAR e do QAEAR produzem medidas válidas e confiáveis para a mensuração dos processos de autorregulação da aprendizagem, da instrumentalidade e das crenças de autoeficácia para a autorregulação da aprendizagem de estudantes brasileiros
Ver menos
Abstract: This study aims to present the cross-cultural adaptations to the Brazilian context and the validity evidences of three instruments focused on the understanding of higher education students’ self-regulated learning: Self-Regulated Learning Processes Inventory (IPAA), Instrumentality to...
Ver mais
Abstract: This study aims to present the cross-cultural adaptations to the Brazilian context and the validity evidences of three instruments focused on the understanding of higher education students’ self-regulated learning: Self-Regulated Learning Processes Inventory (IPAA), Instrumentality to Self-Regulated Learning Inventory (QIAR), Self-Efficacy to Self-Regulated Learning Inventory (QAEAR). The steps involved in the present study were: (1) translating the scales and adapting the items from the Portuguese versions of these instruments to the Brazilian context; (2) analyzing the psychometric properties of the three scales. Validity evidences were obtained through an Exploratory Factor Analysis performed with a sample of 2006 students enrolled in public and private institutions in courses of different areas of knowledge. The three instruments adapted to the Brazilian context confirmed the scales unidimensionality and the permanence of the same number of items of the Portuguese versions. The internal consistency coefficients were also satisfactory. The results suggest that the Brazilian adaptations of the IPAA, the QIAR, and the QAEAR produce valid and reliable standards to measure the processes of self-regulated learning, the instrumentality, and the beliefs of self-efficacy for Brazilian students’ self-regulated learning
Ver menos
Resumen: El objetivo de este estudio es presentar las adaptaciones transculturales para la realidad brasileña y las evidencias de la validez de tres instrumentos dirigidos a la comprehensión de la autorregulación del aprendizaje de estudiantes de la Educación Superior: Inventario de Procesos de...
Ver mais
Resumen: El objetivo de este estudio es presentar las adaptaciones transculturales para la realidad brasileña y las evidencias de la validez de tres instrumentos dirigidos a la comprehensión de la autorregulación del aprendizaje de estudiantes de la Educación Superior: Inventario de Procesos de Autorregulación Del Aprendizaje (IPAA), Cuestionario de Instrumentalidad de la Autorregulación del Aprendizaje (QIAR) y Cuestionario de Autoeficacia para La Autorregulación del Aprendizaje (QAEAR). Las etapas de este estudio fueron: (1) hacer, a partir de las versiones portuguesas de esos instrumentos, traducciones de las escalas y adaptaciones de ítems al contexto brasileño; (2) analizar las propiedades psicométricas de las tres escalas. Las evidencias de validez fueron obtenidas a través del Análisis Factorial Exploratorio, realizado con una muestra de 2006 estudiantes, inscritos en instituciones públicas y privadas, en cursos de campos de conocimiento distintos. Los tres instrumentos adaptados al Brasil confirmaron la unidimensionalidad de las escalas y la permanencia del mismo número de ítems de las versiones portuguesas. Los coeficientes de consistencia interna también fueron satisfactorios. Los resultados indican que las adaptaciones brasileñas del IPAA, del QIAR y del QAEAR producen medidas válidas y confiables para mensurar los procesos de autorregulación del aprendizaje, la instrumentalidad y las creencias de autoeficacia para la autorregulación del aprendizaje de estudiantes brasileños
Ver menos
Aberto
Autorregulação da aprendizagem : adaptação e evidências de validade de instrumentos para universitários brasileiros
Soely Aparecida Jorge Polydoro, Adriane Martins Soares Pelissoni, Camila Alves Fior, Pedro Sales Luís Rósário
Autorregulação da aprendizagem : adaptação e evidências de validade de instrumentos para universitários brasileiros
Soely Aparecida Jorge Polydoro, Adriane Martins Soares Pelissoni, Camila Alves Fior, Pedro Sales Luís Rósário
Fontes
Educação em análise (Fonte avulsa) |