Para uma historiografia da influência de sêneca em Shakespeare
Régis Augustus Bars
ARTIGO
Português
Resumo: Este artigo visa revisar a problemática questão da influência de Sêneca sobre Shakespeare e os dramaturgos elisabetanos, a partir da sua própria historiografia. Partindo das concepções gerais sobre o assunto, analisa-se como essa influência foi tratada historicamente, apresentando argumentos...
Ver mais
Resumo: Este artigo visa revisar a problemática questão da influência de Sêneca sobre Shakespeare e os dramaturgos elisabetanos, a partir da sua própria historiografia. Partindo das concepções gerais sobre o assunto, analisa-se como essa influência foi tratada historicamente, apresentando argumentos que oscilam entre a completa aceitação e a negação, conforme diferentes abordagens metodológicas. Iniciado no final do século XIX, com John W. Cunliffe e sua obra Seneca and the Elizabethan Tragedy (1893), estabeleceu-se, por meio da análise de passagens paralelas, uma espécie de "débito" entre os autores que perduraria por todo o século XX. Ao longo do tempo, os elementos comuns passaram a ser mais estudados, e, nesse ínterim, a discussão alcançou o extremo oposto: a negação da influência de Sêneca, proposta por autores como Howard Baker (1939) e G. K. Hunter (1967 e 1974). Posteriormente, novas formas de abordagem começaram a surgir, revelando a complexidade do tema — frequentemente reduzido à simples aceitação da influência de Sêneca sobre a obra trágica de Shakespeare, desconsiderando os dramaturgos contemporâneos, bem como as formas dramáticas que o precederam
Ver menos
Abstract: This article aims toward a revision on the problematic contest about Seneca's influence upon Shakespeare and the Elizabethan dramatists from its own historiography. From general assumptions on this matter it is reviewed how it was historically treated, recurring between utterly favorable...
Ver mais
Abstract: This article aims toward a revision on the problematic contest about Seneca's influence upon Shakespeare and the Elizabethan dramatists from its own historiography. From general assumptions on this matter it is reviewed how it was historically treated, recurring between utterly favorable or unfavorable arguments among the different methodological approaches. Starting at the end of the 19th century, with John W. Cunliffe and his Seneca and The Elizabethan Tragedy (1893), that by means of parallel passages, established one kind of debit among the authors that lasts throughout the 20th century. In the course of the time the common elements have been studied and in the meantime the discussion has reached the opposite extreme by proposing the denial of Seneca's influence with Howard Baker (1939) and G. K. Hunter (1967 and 1974). Later, new ways of thinking about this issue have emerged, revealing the complexity of the matter, generally reduced to a simple acceptation of Seneca's influence upon Shakespeare's tragic work and leaving behind
Ver menos
Aberto
Para uma historiografia da influência de sêneca em Shakespeare
Régis Augustus Bars
Para uma historiografia da influência de sêneca em Shakespeare
Régis Augustus Bars
Fontes
Sínteses (Fonte avulsa) |