Eu não consigo mudar o mundo, mas eu balanço : cadê os professores negros da educação Infantil na produção acadêmica brasileira (1998-2024)?
Clécio Leonardo Mendes Araujo
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Ar15e
[I can't change the world, but I swing]
Campinas, SP : [s.n.], 2025.
1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Ana Lúcia Goulart de Faria, Cleriston Izidro dos Anjos
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: Este estudo analisa as contribuições de professores homens negros à Educação Infantil em contextos antirracistas, com foco nas intersecções entre gênero e raça. A pesquisa, baseada em revisão bibliográfica de produções entre 1998 e 2024, e ancorada em pedagogias descolonizadoras, investiga o...
Ver mais
Resumo: Este estudo analisa as contribuições de professores homens negros à Educação Infantil em contextos antirracistas, com foco nas intersecções entre gênero e raça. A pesquisa, baseada em revisão bibliográfica de produções entre 1998 e 2024, e ancorada em pedagogias descolonizadoras, investiga o lugar ocupado por esses sujeitos na docência e a importância da construção de práticas pedagógicas antirracistas. Como principais referências, tivemos como interlocutores/as autores/as negros/as para a discussão acerca da intersecção entre raça/gênero, tais como Carlos Henrique dos Santos Almeida, Claudionor Renato da Silva, Cleriston Izidro dos Anjos, Eliane dos Santos Cavalleiro, Florestan Fernandes, Kabengele Munanga, Lélia de Almeida Gonzalez, Neusa Santos Souza, Nilma Lino Gomes, dentre outros/as autores/as, para a temática que direciona a pensar o lugar do professor negro da pequena infância. Os resultados apontam para a escassez e as contradições nas pesquisas existentes, reforçando a necessidade de aprofundamento do tema
Ver menos
Abstract: This study analyzes the contributions of black male teachers to Early Childhood Education in anti-racist contexts, focusing on the intersections between gender and race. The research, based on a bibliographic review of productions between 1998 and 2024, and anchored in decolonizing...
Ver mais
Abstract: This study analyzes the contributions of black male teachers to Early Childhood Education in anti-racist contexts, focusing on the intersections between gender and race. The research, based on a bibliographic review of productions between 1998 and 2024, and anchored in decolonizing pedagogies, investigates the place occupied by these subjects in teaching and the importance of building anti-racist pedagogical practices. As main references, we have interlocutors, black authors for the discussion on the intersection between race/gender, such as Carlos Henrique dos Santos Almeida, Claudionor Renato da Silva, Cleriston Izidro dos Anjos, Eliane dos Santos Cavalleiro, Florestan Fernandes, Kabengele Munanga, Lélia de Almeida Gonzalez, Neusa Santos Souza, Nilma Lino Gomes, among other authors for the theme that direct us to think about the place of this black teacher of early childhood. The results point to the scarcity and contradictions in existing research, reinforcing the need for further study on the subject
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Faria, Ana Lúcia Goulart de, 1951-
Orientador
Anjos, Cleriston Izidro dos
Coorientador
Silva, Peterson Rigato da, 1977-
Avaliador
Paula, Roberta Cristina de
Avaliador
Eu não consigo mudar o mundo, mas eu balanço : cadê os professores negros da educação Infantil na produção acadêmica brasileira (1998-2024)?
Clécio Leonardo Mendes Araujo
Eu não consigo mudar o mundo, mas eu balanço : cadê os professores negros da educação Infantil na produção acadêmica brasileira (1998-2024)?
Clécio Leonardo Mendes Araujo