No escurinho do cinema : cinema brasileiro em aulas de língua portuguesa e (multi)letramentos críticos
Matheus Felipe Xavier Bueno
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B862e
[In the dark of the cinema]
Campinas, SP : [s.n.], 2025.
1 recurso online (180 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Cynthia Agra de Brito Neves
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: A sociedade na qual vivemos hoje representa e comunica sentidos por meio de textos cada vez mais multissemióticos e multiculturais, fato que impõe desafios aos nossos letramentos – que agora são multiletramentos e necessitam ser mais críticos – e à educação. Dentre os inúmeros textos em...
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Resumo: A sociedade na qual vivemos hoje representa e comunica sentidos por meio de textos cada vez mais multissemióticos e multiculturais, fato que impõe desafios aos nossos letramentos – que agora são multiletramentos e necessitam ser mais críticos – e à educação. Dentre os inúmeros textos em circulação em que as múltiplas linguagens e culturas se fazem presentes, as obras cinematográficas, especialmente hollywoodianas, certamente se destacam, enquanto o cinema brasileiro sofre com um processo histórico de marginalização, estigmatização e colonização cultural, buscando maneiras de florescer em meio a constantes preconceitos e ataques, inclusive econômicos. Assim, nossa pesquisa tem como objetivo investigar como o cinema nacional explorado em aulas de língua portuguesa pode contribuir para o desenvolvimento de uma Pedagogia dos Letramentos Críticos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020) e dos Multiletramentos (CAZDEN et al., 2021 [1996]), permitindo que os estudantes discutam a multissemioticidade e a multiculturalidade presentes no cinema, em especial em filmes brasileiros. Acreditamos que tal proposta pedagógica poderia contribuir para o exercício dos (multi)letramentos críticos, possibilitando uma formação artística reflexiva que leve estudantes da educação básica a valorizar mais a produção cinematográfica do Brasil. Alcançamos nosso propósito central por meio de uma análise de cenas e da história do filme nacional Cine Holliúdy (2013), obra a partir da qual propomos sugestões didáticas que estariam alinhadas a uma pedagogia dos (multi)letramentos críticos e poderiam ser exploradas em sala de aula. Dessa forma, evidenciamos as potencialidades artístico-pedagógicas do cinema, em especial do cinema brasileiro
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Abstract: The society in which we live today represents and communicates meaning through increasingly multisemiotic and multicultural texts, a fact that poses challenges to our literacies – which are now multiliteracies and need to be more critical – and to education. Among the countless texts in...
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Abstract: The society in which we live today represents and communicates meaning through increasingly multisemiotic and multicultural texts, a fact that poses challenges to our literacies – which are now multiliteracies and need to be more critical – and to education. Among the countless texts in circulation in which multiple languages and cultures are present, cinematographic works, especially Hollywood ones, certainly stand out, while Brazilian cinema suffers from a historical process of marginalization, stigmatization and cultural colonization, seeking ways to flourish amid constant prejudice and attacks, including economic ones. Thus, our research aims to investigate how national cinema explored in Portuguese language classes can contribute to the development of a Pedagogy of Critical Literacies (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020) and Multiliteracies (CAZDEN et al., 2021 [1996]), allowing students to discuss the multisemioticity and multiculturalism present in cinema, especially in Brazilian films. We believe that such a pedagogical proposal could contribute to the exercise of critical (multi)literacy, enabling a reflective artistic education that leads primary school students to value Brazilian film production more highly. We achieved our central aim by analyzing scenes and the story of the national film Cine Holliúdy (2013), from which we propose didactic suggestions that would be aligned with a pedagogy of critical (multi)literacies and could be explored in the classroom. In this way, we highlight the artistic-pedagogical potential of cinema, especially Brazilian cinema
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